A Polícia Civil do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Academia de Polícia Civil, iniciou nesta segunda-feira (18) o Curso de Capacitação Técnica, visando uma qualificação no atendimento e na apuração dos crimes resultantes de homofobia ou homotransfobia.
Tal demanda é oriunda da Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas LGBT, e tem por objetivo oferecer aos Policiais Civis os conhecimentos e domínio da legislação e ferramentas operacionais que irão possibilitar a correta tipificação dos fatos apresentados nas Delegacias de Polícia Civil, bem como a adequada identificação da vítima, com a inserção de seu nome social, quando solicitado, nos casos envolvendo pessoas da população LGBT+ do Estado.
“Trata-se de uma quebra de paradigma. Não podemos mais permitir qualquer tipo de discriminação. Todos nós temos, seja em nossas famílias, seja em nossas relações interpessoais de trabalho ou de amizade, alguém que possui uma orientação sexual diversa de seu sexo biológico. E nós respeitamos essas pessoas conforme elas são. Portanto, devemos respeitar essa diferença perante as demais pessoas, dando a elas um atendimento e tratamento dignos de suas condições de seres humanos, iguais a quaisquer outras pessoas”, disse o Coordenador de Assuntos Educacionais, Delegado Paulo Sérgio de Souza Lauretto.
O curso está sendo realizado com a participação de duas turmas, e cada turma terá a duração de 08 horas aulas, envolvendo a parte conceitual e jurídica, a parte operacional, com as novas ferramentas apresentadas pelo sistema operacional SIGO, responsável pelos registros das ocorrências, bem como dinâmicas em grupo, apresentando estudos de casos, para uma futura definição de protocolo de atendimento em todas as delegacias do Estado de Mato Grosso do Sul.
Texto: Lúdio Espirito Santo