Campo Grande (MS) – Parte das mais de 110 toneladas de drogas apreendidas em Mato Grosso do Sul neste ano serão incineradas em Campo Grande pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (Denar), na manhã desta terça-feira (23), em ato que será realizado às 9 horas no Frigorífico JBS Friboi, na saída para Sidrolândia.
São incinerados maconha, cocaína, crack, haxixe e sintéticos como o LSD, que foram tirados de circulação pela Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária e Departamento de Operações de Fronteira (DOF) nas estradas e áreas urbanas dos municípios do Estado, neste primeiro semestre de 2015.
De acordo com dados do Ministério da Justiça, Mato Grosso do Sul é recordista nacional em apreensões de drogas, com a quantidade histórica de 230 toneladas tiradas de circulação em 2014, número jamais alcançado por um estado brasileiro e que deve ser superado este ano. “Já contabilizamos 110 mil quilos neste primeiro semestre, o que representa mais de 40 toneladas em comparação ao mesmo período do ano passado, apontando um crescimento nos apreensões realizadas e indicando que muito provavelmente quebraremos o nosso próprio recorde”, explica o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Sílvio Maluf.
Waldir Acosta, comandante da Polícia Militar Rodoviária, atribui o crescimento das apreensões principalmente à motivação, dedicação e emprenho do efetivo policial. “Além de serem extremamente capacitados, os nossos policiais estão mais motivados, o que tem assegurado bons resultados nas fiscalizações que foram intensificadas e que diuturnamente realizamos com equipes volantes em diversos pontos do Estado”, afirma.
Em Campo Grande, com afinco a Denar realiza constantes ações de combate o tráfico de drogas. “Além do aumento de apreensões, houve também um crescimento no número de procedimentos policiais e diariamente fazemos entre dois e quatro flagrantes de tráfico de drogas, praticamente o dobro do mesmo período de 2014”, diz o delegado enfatizando que a inteligência é a principal ferramenta para este trabalho que identifica traficantes e também os chamados formiguinhas, responsáveis pela distribuição das drogas.
A incineração da próxima terça-feira será realizada no Frigorífico JBS Unidade II, localizado no quilômetro 359 da BR-060, na saída para Sidrolândia, em Campo Grande.