Na manhã desta sexta-feira (21), em trabalho que finaliza todo o trâmite do combate ao tráfico de drogas, a Polícia Civil, por intermédio da Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (Denar), incinerou mais de 12,2 toneladas de maconha e 37,4 quilos de cocaína de cocaína.
Provenientes de apreensões de todas as forças de segurança do município de Campo Grande, as drogas foram incineradas em um frigorífico da capital, na Avenida Duque de Caxias, na Vila Nova Campo Grande.
Estiveram presentes ao ato de incineração, como manda a lei, delegados e equipes da Denar, promotor de justiça, peritos oficiais do Instituto da Análises Laboratoriais Forenses (IALF) da Coordenadoria Geral de Perícias e fiscais da Vigilância Sanitária. Em virtude do período de pandemia, todas as medidas de prevenção foram tomadas no ato solene.
Essa incineração é a 5ª realizada pela Denar no ano de 2020.
Recorde de apreensões
Mato Grosso do Sul que tem 1.550 quilômetros de fronteira com o Paraguai e a Bolívia, países notoriamente conhecidos como produtores de drogas e, somente entre 2015 e o mês de julho deste ano (2020) as forças estaduais de segurança pública já tiraram de circulação 2.057 (duas mil e cinquenta e sete) toneladas de maconha e cocaína, que teriam como destino os grandes centros urbanos nacionais e internacionais.