Campo Grande (MS) – Com o objetivo de combater o crime organizado em Mato Grosso do Sul, a Polícia Civil deflagrou nesta quinta-feira (22.8) a operação Collimatos, nos municípios de Nova Andradina, Distrito de Casa Verde, Batayporã, Taquarussu, Anaurilândia, Dourados e Campo Grande.
O nome da Operação vem do latim colimar, alinhar, e foi a nomenclatura utilizada em razão da forma de atuação da organização criminosa, que se estruturava de forma integrada para a prática de infrações no âmbito do vale do Ivinhema.
Ao todo estão sendo cumpridos 28 mandados de prisão, 4 mandados de busca e apreensão, visando a internação de adolescentes em conflitos com as leis e 32 mandados de busca e apreensão domiciliar. Até o momento foram presas mais de 20 pessoas, além de armas, drogas e celulares. O balanço da operação será divulgado no final do dia, quando encerrarem as diligências.
As investigações que culminaram na operação, foram realizadas entre os meses de novembro de 2018 e janeiro de 2019, pelas Delegacias de Polícia Civil de Batayporã e de Taquarussu, através das Operações Collimatus e Texas Livre, respectivamente.
Conforme o delegado Filipe Davanso, um dos coordenadores da operação, ficou comprovado durante as investigações a existência e atuação de grupo criminoso organizado, que atuava com o tráfico de drogas, extorsão, sequestros e crimes contra o patrimônio, como furtos e roubos.
A Operação conta com a participação simultânea de aproximadamente 100 policiais, entre delegados, investigadores e escrivães de Polícia Judiciária, lotados nas unidades da Polícia Civil de diversas cidades do Estado.
Participam da operação Collimatos as delegacias de Batayporã, Taquarussu, Nova Andradina, Ivinhema, Angélica, Santa Rita do Pardo, Anaurilândia; Bataguassu, Regional de Fátima de Sul, Regional de Três Lagoas, Regional de Naviraí, Regional de Dourados, além da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos (Derf), Delegacia Especializada de Repressão a Roubos à Bancos, Assaltos e Sequestros (Garras), Delegaica Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron) e Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico.
Texto: Joelma Belchior da Assessoria de Comunicação da Polícia Civil