Campo Grande (MS) – Foi formalizado nesta sexta-feira (9.3), durante a solenidade de assinatura da cooperação para a organização da7ª edição do WildFire 2019 que será realizado pela primeira vez na América Latina, tendo como sede a Capital do Estado, o repasse de R$ 3,76 milhões de arrecadações de multas ambientais para Mato Grosso do Sul. O evento contou com a participação do governador Reinaldo Azambuja.
De acordo com o comandante do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (PMA), tenente-coronel Jefferson Vila Maior, os recursos são de multas arrecadadas durante os anos de 2000 a 2005 e serão usados exclusivamente para fiscalização ambiental. “Fizemos um longo trabalho para recuperar o dinheiro. Metade vai para o Ibama e metade deveria vir para o Estado. Passaram três superintendentes pelo órgão neste período e agora conseguimos recuperar esse dinheiro”, contou.
Na ocasião o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, ressaltou que esse dinheiro estava praticamente perdido, e foi feita toda uma gestão por meio da secretaria para que fosse liberado ainda na época do secretário anterior. “Com esse recurso vamos poder adquirir novas viaturas, lanchas, ônibus, entre outros equipamentos que reforçarão o trabalho desenvolvido pela Polícia Militar Ambiental”, frisou.
Ainda durante o evento, o projeto Florestinha, da Polícia Militar Ambiental, foi muito elogiado pelo presidente substituto do Ibama, Luciano Evaristo. O projeto Florestinha é um trabalho de conscientização ambiental com crianças e adolescente de todo o Estado. “O Projeto Florestinha é fantástico: tira o jovem do mal caminho e coloca ele para preservar”, afirmou.
Também participaram do evento o chefe da Aviação dos Estados Unidos e do Gerenciamento do Serviço de Combate a Incêndios Florestais, Gordy Sachs, os secretários Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica), Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), o senador Pedro Chaves, prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, e o deputado estadual Maurício Picarelli (representando a Assembleia Legislativa).
Regiane Ribeiro com informações da Subsecretaria de Comunicação (Subcom)
Foto: Edemir Rodrigues