Campo Grande (MS) – Policiais Militares Ambientais do Distrito de Águas do Miranda, em Bonito receberam denúncias, de que um homem estaria realizando comércio de pescado ilegal em um pesqueiro, localizado às margens do rio Miranda, no município de Anastácio.
A Polícia Militar Ambiental foi ao local na noite da última terça-feira (16) e confirmou a veracidade da denúncia. O denunciado, residente no próprio pesqueiro, possuía 47 kg de pescado armazenados em dois isopores e teria vendido outra quantidade que não soube informar. Ele não era pescador profissional e também não possuía autorização para comercializar pescado e ainda o pescado não tinha origem.
A PMA considerou o infrator como pescador amador e, dessa forma, ele poderia capturar a cota de 10 kg mais um exemplar e cinco exemplares de piranha. O pescado estava em quantidade superior à cota permitida por lei, pois foram apreendidos 19 exemplares de pacu pesando 40 kg, 6 kg de peixes da espécie piraputanga e 1 kg de piapara.
O infrator, de 59 anos, recebeu voz de prisão e foi conduzido à delegacia de Polícia Civil de Anastácio, junto com o material apreendido, onde foi autuado em flagrante por crime ambiental de pesca predatória. A pena é de um a três anos de prisão. O infrator também foi autuado administrativamente e multado em R$ 1,7 mil. O pescado será doado para instituições filantrópicas.
Texto: PMA