Campo Grande (MS) – Durante operação em rios do Estado, a PMA autuou ontem (20) oito pescadores e apreendeu diversos petrechos proibidos. Uma equipe de policiais militares ambientais de Mundo Novo realizou fiscalização no rio Paraná e rio Iguatemi e autuou cincos pescadores, sendo quatro paranaenses, residentes em Cascavel, Palotina, Iporã e Marechal Rondon (PR), e um residente em Novo Horizonte do Sul, por pescar sem licença ambiental. Os pescadores iniciavam a pescaria e não tinham capturado nenhum peixe ainda.
Foram apreendidas três carretilhas e dois molinetes com varas. Os policias efetuaram auto de infração administrativo e aplicaram multa no valor de R$ 300,00 contra cada autuado. A pesca sem licença não é crime ambiental, mas infração administrativa.
Os policiais também retiraram durante a operação 800 metros de redes de pesca, três espinhéis e 97 anzóis de galho, e três espinheis com vários anzóis (petrechos proibidos). Foram soltos no rio 12 kg de pescado que estavam vivos e presos às redes, anzóis de galho e espinhéis.
Rio Aquidauana
Uma equipe de Policiais Militares Ambientais realizou operação no rio Aquidauna e autuou três pescadores também por pescar sem licença ambiental no rio Aquidauana, no município de Terenos. Com os infratores, residentes em Campo Grande, foram apreendidos um barco, um motor de popa, dois molinetes e um carretilha com varas. Cada um foi autuado e multado em R$ 500,00.
Durante a operação, os policiais apreenderam ainda 200 metros de redes, uma tarrafa e 95 anzóis de galho, que estavam armados no rio. Foram soltos 5 kg de pescado que estavam vivos nos petrechos.
A PMA manterá a fiscalização nos rios para evitar a pesca predatória e a depredação dos cardumes. A manutenção da fiscalização e retirada destes petrechos proibidos precisam ser constantes, tendo em vista, a grande capacidade de captura e ocasionamento de mortes dos peixes, pois, os elementos armam o material pela madrugada e ficam somente conferindo, quando não observam presença da fiscalização. Além disso, esses petrechos possuem alto poder de captura de peixes, especialmente os do tipo redes e espinheis.
Assessoria de Comunicação da PMA