Campo Grande (MS) – Policiais militares ambientais de Jardim autuou em R$ 100 mil, na manhã desta terça-feira (28), uma usina sucroalcooleira de Antônio João, por degradação de Área de Preservação Permanente (APP).
As APP’s são protegidas por lei e na área pertencente a usina, localizada na região conhecida como Passa Cinco, várias máquinas realizavam nas matas ciliares às margens de um córrego e no entorno da nascente, e, às margens de uma represa, trabalhos de revolvimento do solo, degradando o meio ambiente, para realizar o plantio de cana-de-açúcar.
Toda a atividade era realizada sem nenhuma autorização ambiental e, segundo um operador de máquina que trabalhava no momento da fiscalização, a fazenda é arrendada por uma empresa de bioenergia, com sede em Maracaju. A área foi interditadas, as atividades paralisadas, a usina multada em R$ 100 mil e os proprietários autuados por crime ambiental.
Além disso, a usina infratora foi notificada a apresentar junto ao órgão Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), um plano para a recuperação da área que foi degradada. No local, a falta de conservação do solo, já provoca erosões.