Campo Grande (MS) – Durante fiscalização ambiental realizada no Distrito de Indaiá no último sábado (5), uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Cassilândia realizou vistoria em uma empresa de serviços de mecânica em maquinas agrícolas e veículos, que funcionava em um barracão e verificou poluição do solo por resíduos de petróleo.
O local não possuía piso e havia derramamento de resíduos de graxa, óleo diesel e óleo lubrificante, poluindo o solo e com riscos de contaminação do lençol freático. Não havia também caixa separadora para a lavagem das peças contendo óleo e o material escorria pelo solo.
A PMA verificou ainda na parte exterior, galões com resíduos derivados de petróleo à céu aberto, bem como um ferro velho, com partes de veículos que serviriam de criadouro para vetores de doenças. Tudo funcionava sem licença ambiental.
As atividades foram interditadas e o proprietário da oficina, de 53 anos, residente no local, foi autuado administrativamente e multado em R$ 5 mil e foi notificado a realizar as medidas para a recuperação do dano, bem como a descontaminação da área afetada. Ele responderá por crime ambiental e poderá pegar pena de um a quatro anos de reclusão.
PMA