Campo Grande (MS) – Durante a realização de uma ação de fiscalização feita pela Polícia Militar Ambiental (PMA) na tarde de ontem (17) em Paranhos, foram encontrados desmatamentos ilegais em duas propriedades rurais de 60 hectares cada uma.
Dois irmãos fazendeiros e vizinhos de propriedades, de 67 e 68 anos, desmatavam vegetação de cerrado sem autorização ambiental. Na propriedade de um dos infratores, haviam sido desmatados 8 hectares de mata, e na propriedade do irmão de 67 anos foram desmatados 5,5 hectares, medidos com GPS. Os desmatamentos eram executados para o plantio de pastagem e ainda seriam desmatadas áreas maiores nas propriedades, caso a PMA não surpreendesse a ilegalidade.
As atividades foram interditadas e os fazendeiros, residentes em Paranhos, foram autuados administrativamente e multados respectivamente em R$ 2,4 mil e R$ 1,8 mil. Eles responderão por crime ambiental, que tem pena prevista de três a seis meses de detenção. Os infratores foram notificados a apresentar um Plano de Recuperação de Área Degradada (PRADE) junto ao órgão ambiental.
Assessoria da Polícia Militar Ambiental