Campo Grande (MS) – Durante fiscalização na madrugada de hoje (28), na BR-262, na altura do km 560, Policiais Militares Ambientais do município de Miranda apreenderam uma carga ilegal de madeira da espécie aroeira.
A madeira que é protegida por lei estava sendo transportada por um veículo Scania com reboque, em quantidade de 21,4 m³, totalizando 1.240 estacas para cerca. O Documento de Origem Florestal (DOF), obrigatório para o transporte e armazenamento de qualquer produto vegetal estava vencido. Foram apreendidos o veículo e a madeira.
O veículo e a carga foram encaminhados à delegacia de Polícia Civil de Miranda. A empresa proprietária da madeira foi multada em R$ 6.411,00. Os responsáveis pela empresa responderão por crime ambiental e poderão pegar pena de um a dois anos de reclusão, se condenados.
A portaria 83N de 1991 do IBAMA proíbe o corte da “aroeira” e algumas outras espécies de madeiras nobres, sem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais. E mesmo em desmatamentos autorizados, essas espécies não podem ser cortadas.
PMA