Campo Grande (MS) – Autoridades civis e militares que prestaram relevantes serviços à Polícia Militar de Mato Grosso do Sul foram homenageadas na manhã desta quarta-feira (22), em Campo Grande, com a Medalha Tiradentes -a mais alta comenda concedida pela instituição.
A solenidade de outorga, realizada em comemoração ao Dia de Tiradentes, patrono das polícias, celebrado neste 21 de abril, foi presidida pelo governador Reinaldo Azambuja e contou com a presença do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Sílvio César Maluf; do Comandante-Geral da PM, coronel Deusdete Souza Oliveira Filho; e do comandante do Comando Militar Do Oeste, general Juarez Aparecido de Paula Cunha, entre outras autoridades.
Em seu discurso, Reinaldo Azambuja falou do orgulho de participar da outorga, referendando todos os nomes indicados pela Polícia Militar e entregando a honraria, homenagem que considera justa, pois para o governador são pessoas que prestaram relevantes serviços à instituição e contribuíram de foram expressiva para melhorar a segurança pública do Estado.
“São pessoas que têm importantes serviços prestados em favor da segurança pública e principalmente da Polícia Militar do nosso Estado e do Brasil. O Governo de Mato Grosso do Sul se sente honrado em poder homenagear a todos e colocar em cada um essa medalha do nosso patrono Tiradentes, que é uma referência pela luta em favor da democracia, da liberdade e de uma segurança pública que almejamos e sonhamos conjuntamente”, disse o governador.
Para o Comandante-Geral da Polícia Militar, a outorga da Medalha Tiradentes é uma forma de reconhecer o trabalho daqueles que prestam serviços importantes para a segurança pública e principalmente os integrantes da tropa da PM, que dão a vida em prol da sociedade. “São pessoas que trabalharam para a corporação e para a comunidade como um todo e, se destacam em suas funções”, explicou o coronel Oliveira.
Durante a solenidade, o governador Reinaldo Azambuja, acompanhado do secretário Sílvio Maluf e do comandante Deusdete Oliveira, prestaram homenagem a Tiradentes, com uma coroa de flores que foi colocada no busto do Mártir, existente do Comando Geral da PM e também, os policiais militares mortos em serviço, com rosas brancas que foram colocadas no Memorial, onde estão gravados todos os nomes.
Homenageados
Entre os agraciados com a Medalha Tiradentes estão o Procurador-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul, Adalberto Neves Miranda, o arcebispo da Arquidiocese de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Correa Riedel, o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, coronel Esli Ricardo de Lima, o consultor legislativo e secretário do Governador do Estado, Felipe Mattos de Lima Ribeiro, o capitão da reserva do Exército Brasileiro e deputado federal, Jair Bolsonaro, o comandante do Comando Militar do Oeste, general Juarez Aparecido de Paula Cunha, o vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Pachoal Carmello Leandro, o Defensor-Geral do Estado, Paulo André Defante.
Também foram homenageados o Delegado-Geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Roberval Maurício Cardoso Rodrigues, o secretário de Estado da Casa Civil, Sérgio de Paula, o secretário de Justiça e Segurança Pública, Sílvio Maluf, o diretor do Instituto de Identificação, Rubens Cyles Pereira, juízes, promotores, empresários produtores rurais e mais 69 oficiais e praças da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, que no último ano prestaram relevantes serviços à Corporação.