Aos Socioeducadores do Estado de Mato Grosso do Sul vinculados à
Superintendência de Assistência Socioeducativa/SEJUSP-MS:
No ano de 2011, a SAS/SEJUSP/MS com a participação efetiva de todas as Unidades Educacionais, realizou um trabalho coletivo de construção da padronização dos instrumentais de uso das Equipes Técnicas Multidisciplinares. Esses instrumentais irão compor o link das Equipes Técnicas Multidisciplinares no sistema SIGO (Sistema Integrado de Gestão Operacional), que já está em fase de programação pela empresa responsável.
A padronização dos instrumentais visa à unificação do atendimento, da coleta de dados e da metodologia de trabalho centrado no Plano Individual de Atendimento utilizado no atendimento socioeducativo Sul-matogrossense, nas MSE privativas e restritivas de liberdade, bem como a avaliação inicial na internação provisória.
Os instrumentais padronizados encontram-se em fase de implantação desde o dia 02 de janeiro de 2012, com o desenvolvimento de uma proposta político-pedagógica que parte da compreensão de que o adolescente em conflito com a lei é uma questão que congrega temáticas e olhares múltiplos, sistematizando práticas socioeducativas a serem construídas coletiva e cotidianamente, permitindo, assim, a concatenação de dados para construção, acompanhamento e avaliação de metas.
A Coordenadoria de Medidas Socioeducativas está elaborando o “Plano de Monitoramento e Avaliação” da implementação dos novos instrumentais, bem como, da operacionalização do Plano Individual de Atendimento, com o objetivo de garantir que o trabalho interdisciplinar contribua com a individualização do atendimento, qualificando a socioeducação, em conformidade com a Lei 12.594/2012, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE.
Assim, na perspectiva da ação-reflexão-ação entre o saber teórico e a sua prática, executamos e estimulamos no Plano Individual de Atendimento, práticas que atuem sobre os aspectos pessoais e sociais da vida desses adolescentes, para, a partir delas, alterar o curso de suas trajetórias de vida.
Rubens Grandini
Superintendente de Assistência Socioeducativa
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Orientações sobre os instrumentais
O uso adequado dos instrumentais pressupõe uma Equipe Multidisciplinar realizando um trabalho interdisciplinar, especialmente nas reuniões da Comissão Multidisciplinar. Assim, a Equipe Multidisciplinar é um grupo formado por profissionais de diferentes áreas, que trabalham a fim de chegar a um objetivo comum. Já a interdisciplinaridade pode ser compreendida como uma metodologia de trabalho, que se concretiza nas reuniões da Comissão Multidisciplinar, onde cada profissional contribui de acordo com a sua área de atuação.
Os instrumentais estão elencados abaixo de acordo com o objetivo:
Observações à Equipe Multidisciplinar:
De acordo com o SINASE, art. 42, parágrafo 1º, é responsabilidade da Equipe Multidisciplinar a elaboração de relatório do adolescente, sobre a sua evolução, em referência ao Plano Individual do Adolescente.
Havendo motivos para solicitação de reavaliação da medida socioeducativa imposta pelo Juizado ou de replanejamento do PIA, estes devem ser justificados, conforme disposto no art. 43, parágrafo 1º, I, II, III do SINASE:
Justificam o pedido de reavaliação, entre outros motivos:
I – o desempenho adequado do adolescente com base no seu PIA, antes do prazo de reavaliação obrigatória (ou seja, antes de 6 meses da última avaliação);
II – a inadaptação do adolescente à unidade socioeducativa no cumprimento da medida socioeducativa e o reiterado descumprimento das atividades do PIA;
III – a necessidade de modificação das atividades do PIA, que importem maior restrição de liberdade do adolescente.
Importante destacar o parágrafo 4ª, do artigo 43 do SINASE, que coloca que somente haverá substituição por medida mais gravosa em circunstâncias excepcionais, após o devido processo legal, inclusive diante da hipótese do “descumprimento reiterado e injustificável da medida anteriormente imposta.” (Lei 8.069, art. 122, III)
Instruções específicas para os Setores de Serviço Social, Psicologia e Saúde:
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