Servidores da Coordenadoria-Geral de Perícias são capacitados como facilitadores em Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz Não Conflitivos, em curso ministrado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.
O curso, que atende uma solicitação da Coordenadoria-Geral de Perícias, adotou uma metodologia auto compositiva, focando na aplicação da justiça restaurativa, conforme disposto na Resolução nº 225/2016, do Conselho Nacional de Justiça. Além disso, as atividades promoveram o exercício da comunicação não violenta, oportunizando aos participantes a troca de experiências e esclarecimentos de dúvidas sobre a aplicação dos métodos.
Para o Coordenador-Geral de Perícias. José de Anchieta Souza e Silva, a Justiça Restaurativa surge como uma importante ferramenta para fortalecer os laços entre os servidores e aprimorar as relações de trabalho. “Ao fomentarmos as relações pessoais e de gestão com base nas futuras ações dos facilitadores agora formados, estaremos investindo não apenas em um ambiente mais saudável para nossa equipe, mas também em um atendimento de excelência à população”.
Conforme a diretora adjunta do Departamento de Apoio Operacional (DAO) da CGP, Nadma Arantes Melgarejo, diariamente os servidores enfrentam momentos desafiadores ao se depararem com cenas chocantes, o que exige habilidades e técnicas para a realização das atividades. “Contudo, não podemos ignorar nossa humanidade e a importância de nos preocuparmos com diversos fatores, incluindo uma abordagem preventiva e o cultivo de boas relações”, ponderou.
O curso realizado de forma híbrida, ou seja, presencial e on-line, teve início em 19 de julho e encerrou na última sexta-feira, dia 28 de julho, com uma solenidade que contou com as presenças do Desembargador Vilson Bertelli, Coordenador-Geral do Nupemec e da Justiça Restaurativa, além de peritos criminais e assessores da Coordenadoria-Geral de Perícias.
Prove
A busca da parceria com o Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul para formação dos servidores da instituição como facilitadores em Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz Não Conflitivos faz parte de uma das ações do programa Prove (Promovendo, Respeitando, Ouvindo, Valorizando e Estimulando), desenvolvido pela Coordenadoria-Geral de Perícias de Mato Grosso do Sul.
O objetivo do Prove é valorizar os servidores, promovendo ações que envolvam saúde, conhecimento e relacionamentos. Busca-se desenvolver o potencial humano, resultando em mais qualidade de vida, valorização pessoal e comprometimento, o que reflete em ganhos de produtividade e eficácia no trabalho.