Dois Irmãos do Buriti (MS) – Reeducandos da Penitenciária de Dois Irmãos do Buriti (PDIB) agora estão tendo acesso a exames de eletrocardiograma no próprio presídio, reforçando a assistência à saúde oferecida no local. A iniciativa faz parte de parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), e a Secretaria Municipal de Saúde de Dois Irmãos do Buriti.
Os exames serão realizados uma vez ao mês, com equipamento chamado Telecardio, oferecido pela secretaria de Saúde. Os primeiros eletrocardiogramas foram feitos na última sexta-feira (9), com seis internos atendidos. “Nossa meta é que, nas próximas oportunidades, sejam realizados pelo menos 20 exames cada dia”, destaca a enfermeira da PDIB, Maria Bethânia, uma das responsáveis pela conquista de oferecer o exame na própria unidade prisional.
Segundo o diretor da penitenciária, Paulo Inverso Elias, existia uma grande demanda do exame entre os custodiados, conforme solicitação médica, daí a necessidade de facilitar o procedimento. “A realização do eletrocardiograma no presídio também agiliza os resultados, bem com diminui gastos com transporte de detentos, além de reduzir a demanda de policiais militares na escolta, podendo atuar mais nas ocorrências da cidade e na segurança da população”, ressalta. “Todo mundo ganha, Estado, Município e, principalmente, nós da unidade prisional”, complementa, agradecendo o apoio da secretária de Saúde, Deborah de Cássia Carvalho Maia.
A parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Dois Irmãos do Buriti, explica faz parte da execução da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Privada de Liberdade (PNAISP), do Ministério da Saúde, conforme projeto desenvolvido pela Diretoria de Assistência Penitenciária da Agepen (DAP), através da sua Divisão de Saúde. “A PDIB é uma das 25 unidades prisionais do Estado que recebem assistência à saúde em parceria com as prefeituras, seja pelo Plano Operativo Estadual (POE) ou pela PNAISP”, informa o diretor da DAP, Gilson de Assis Martins.
Para o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, a parceria com os municípios e com a secretaria estadual de saúde tem garantido serviços médicos e de diagnóstico essenciais aos nossos internos. “Todo esforço nesse sentido, seja de nosso diretor de Assistência Penitenciária, Gilson Martins, seja de nossos diretores de Unidades, a exemplo do Paulo Inverso Elias, de Dois Irmãos do Buriti, têm sido fundamental”, ressalta.
Keila Oliveira/Agepen