Dourados (MS) – Agentes penitenciários descobriram vários aparelhos celulares, acessórios e drogas em pacotes envoltos em grama natural na Penitenciária Estadual de Dourados (PED), no último sábado (5). Os ilícitos estavam na parte externa, próximo à muralha e provavelmente seriam arremessados para dentro do presídio, podendo ser confundidos com o gramado do pátio.
De acordo com a direção da PED, na noite anterior, a guarda da penitenciária viu uma pessoa próxima ao muro e efetuou um disparo de alerta, fazendo o suspeito se evadir do local. Através do serviço de inteligência, os agentes conseguiram localizar os pacotes e impedir uma nova tentativa de arremesso.
No total, foram apreendidos 4,79 kg de maconha, 10 aparelhos celulares, 10 carregadores, nove baterias avulsas e oito fones de ouvidos, entre outros itens.
Essa é a segunda vez este ano que os agentes descobrem esse tipo de artimanha para burlar a segurança no estabelecimento penal. Em janeiro, os profissionais localizaram pacotes, recheados de entorpecentes e celulares, envoltos em grama sintética, entre a muralha e a grade de contenção atrás das quadras do Raio III.
Para o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, a criatividade de pessoas ligadas aos detentos é muito grande e cada vez mais procuram meios de fazer com que materiais ilícitos cheguem às mãos dos presidiários, “mas a inteligência e obstinação dos agentes penitenciários do Estado são superiores a tais ações”.
Segundo Stropa, essa nova apreensão é uma demonstração de que os profissionais têm correspondido de forma eficaz aos anseios da direção geral e procuram, de todas as formas, impedir que ações criminosas ocorram dentro e de dentro para fora dos presídios.
Keila Oliveira