Deflagrada no último dia 16 de setembro, a Operação Fronteiras e Divisas Integradas, que envolve os estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Paraná, já tirou de circulação mais de 30 toneladas de drogas, sendo que mais de 50% delas foram apreendidas aqui no estado.
Em Mato Grosso do Sul, a ação integrada entre Polícia Militar, Polícia Civil, Departamento de Operações de Fronteira (DOF), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, Secretaria Estadual de Fazenda e Forças Armadas, interceptou quase 19 toneladas de drogas nos últimos dias.
Do total de entorpecentes apreendidos na Operação Fronteiras e Divisas Integradas, 18,8 toneladas são de maconha, mais de 700 quilos de cocaína e pequenas quantidades de drogas sintéticas, crack, skunk e outros.
Também foram recuperados 13 veículos furtados ou roubados, apreendidas 23 armas de fogo em situação irregular, mais de R$ 9 mil em dinheiro, mais de 38 mil maços de cigarros, cumpridos 28 mandados de prisões e recapturados 14 foragidos da Justiça.
Em Mato Grosso do Sul a Operação Fronteiras e Divisas Integradas é coordenada pelo Gabinete de Gestão Integradas de Fronteira e Divisas (GGIFRON-DIV) e, em nível nacional a coordenação é do Centro de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.
Estão envolvidos na operação, em Mato Grosso do Sul, quase 3 mil policiais e agentes de segurança, que estão atuando de forma volante em todo o estado e conta com ações concentradas nos municípios que fazem divisas com os estados de Minas Gerais, São Paulo e Paraná, bem como naqueles localizados na linha e faixa de fronteira com o Paraguai e a Bolívia.
Resultado Geral
Juntos os estado de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Paraná já apreenderam mais de 30 toneladas de drogas, 132 armas de fogo, 613 veículos, 2,2 milhões de maços de cigarros contrabandeados. Também foram presas na Operação Fronteiras e Divisas Integradas I, 946 pessoas, apreendidos 76 adolescentes infratores e recuperados 147 veículos.