Também foram recuperados mais de 50 veículos e apreendidas mais de 100 armas e cerca de 7,4 toneladas de drogas
A Operação “Divisas Integradas III”, deflagrada desde o dia 24 de outubro até a última segunda-feira (2), resultou na detenção de mais de 1,4 mil pessoas. Os trabalhos foram deflagrados simultaneamente em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná, estabelecendo um marco de integração e parceria entre as polícias dos quatro Estados. As atividades têm como objetivo reforçar o combate ao crime organizado e ao narcotráfico.
Cerca de 20 mil policiais dos quatro territórios, agentes do Exército Brasileiro, da Marinha e demais órgãos federais estiveram empenhados nas atividades, que também contaram com participação das polícias Militar, Civil e Técnico Científica, bem como o Corpo de Bombeiros Militar e Departamentos de Inteligência. No âmbito federalista, estão integrados o Exército Brasileiro, a Marinha do Brasil, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Federal e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Além das 1.427 detenções, as diligências possibilitaram a apreensão de 357.460 maços de cigarros. Também foram recolhidas aproximadamente 7,4 toneladas de drogas e 114 armas de fogo ilegais foram retiradas de circulação. Além disso, foram recuperados 54 veículos produtos de roubo ou furto.
Mato Grosso do Sul
Conforme balanço divulgado hoje (3) pelo Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas (GGI-F-DIV), em Mato Grosso do Sul foram abordadas 9.891 pessoas, 8.262 veículos e vistoriadas 326 embarcações.
Durante a Operação Divisas Integradas III, também foram cumpridos no estado 39 mandados de prisão, 42 mandados de busca e apreensão e realizadas 107 prisões em flagrante e ainda, registradas 46 ocorrências de tráfico de drogas, 9 de porte ilegal de arma de fogo, que resultaram nas apreensões de 14 armas e 8 ocorrências envolvendo contrabando e descaminho.
Durante a ação foram apreendidos em Mato Grosso do Sul mais de 4,5 toneladas de drogas, mais de 15 mil pacotes de cigarros e R$ 6,3 mil em dinheiro, além de celulares, pneus e eletroeletrônicos contrabandeados do Paraguai, que ultrapassam R$ 1,1 milhão em mercadorias.
Ao todo foram vistoriados 117 estabelecimentos comerciais nos municípios localizados nas divisas com Paraná, São Paulo e Minas Gerais, sendo que 10 deles foram notificados.
Foram empregados nas ações da Operação Divisas Integradas III em Mato Grosso do Sul, 837 policiais e servidores, 221 viaturas, 2 aeronaves – sendo 1 da Sejusp/MS e outra da Receita Federal, 3 drones, 6 cães farejadores e 6 embarcações.
Integração
Em Mato Grosso do Sul participaram da Operação Divisas Integradas III servidores e policiais das instituições que compõem a estrutura da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp/MS), que atuam no Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas (GGI-FRON-DIV), no Departamento de Operações de Fronteira (DOF), Coordenadoria Geral de Perícias (CGP), Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo (CGPA), nas unidades da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Civil – entre elas a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron).
Também auxiliaram na Operação a Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz/MS), a Polícia Militar Rodoviária Federal e a Receita Federal do Brasil.