Campo Grande (MS) – O tenente-coronel Wagner Ferreira da Silva assume nesta quinta-feira (25), o comando do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar. A solenidade de troca de comando acontece à partir das 15 horas no auditório do Tribunal de Contas, no Parque dos Poderes, em Campo Grande, com as presenças da vice-governadora Rose Modesto, do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Silvio Maluf e do comandante-geral da PM, coronel Deusdete Oliveira Filho.
Wagner que atualmente é subcomandante da unidade assume em substituição ao tenente-coronel Massilon de Oliveira Silva e Neto, e terá como subcomandante o major Wilmar Fernandes. O novo comandante tem vasta experiência em operações especiais e já comandou várias dessas unidades, entre elas o Rondas Táticas da Capital, do antigo Cigcoe, o Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE), o Grupo de Rondas Táticas do Interior e integrou a Equipe Nacional de Negociadores Policiais dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro em 2007.
Criado em setembro de 2013 o BOPE é subordinado ao Comando de Policiamento Especializado e conta hoje com um efetivo aproximado de 61 policiais militares. A unidade é integrada por duas companhias de operações policiais especiais que são encarregadas de atuar em ocorrências envolvendo bombas e explosivos, resgate de reféns localizados, ocorrências em terrenos hostis e principalmente por prover suporte tático às demais unidades da Polícia Militar.
A solenidade de troca de comando conta ainda com a presença do presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Waldir Neves, do coronel André Luiz Saab, comandante do Policiamento Especializado da Polícia Militar, do coronel reformado Adib Massad, oficial que dá nome à unidade do Batalhão de Operações Especiais e do tentente-coronel Massilon Silva Neto, que passa o comando para o tenente-coronel Wagner.