É com pesar que a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, em nome de todos os servidores da segurança pública, lamenta o falecimento do delegado Rui de Oliveira Luiz, ocorrido na madrugada desta quinta-feira (11), no Hospital da Unimed, em Campo Grande.
Formado em Ciências Jurídicas pela antiga Faculdades Unidas Católica de Mato Grosso (Fucmat), Rui de Oliveira ingressou na Polícia Civil em 1961 e em 1983 foi nomeado Delegado-Geral. Por duas vezes Rui foi Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, no Governo Ramez Tebet e de Marcelo Miranda, sendo o primeiro delegado da Polícia Civil a assumir a pasta.
No começo da carreira na segurança pública, Rui exerceu funções gerais, sendo nomeado Guarda Civil, Escriturário, Escrivão de Polícia e posteriormente Delegado de Polícia. Foi designado para missões especiais em todo Estado, nomeado diretor de Operações no Departamento de Sistema Penitenciário e também Corregedor-Geral da Polícia Civil no Governo de Pedro Pedrossian.
Um dos fundadores e primeiro presidente da Associação dos Delegados de Polícia de Mato Grosso do Sul (Adepol/MS) em 1980, foi também primeiro delegado eleito ao cargo de Vereador na Câmara Municipal de Campo Grande, em 1989. Rui foi ainda Procurador da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, no período da presidência de Londres Machado. Ele se aposentou como delegado classe especial em setembro de 1990, quando passou a advogar na área criminal.
Natural de Rochedinho, distrito de Campo Grande, Rui tinha 81 anos e há 57 era casado com a dona Ada Gaúna Oliveira. Pai de quatro filhos, ele deixa oito netos e seis bisnetos.
O corpo do delegado Rui será velado no cemitério Parque das Primaveras, em Campo Grande, a partir das 13 horas e o sepultamento está marcado para às 15 horas.
Neste momento de dor, a equipe da Sejusp/MS se solidariza com os familiares, amigos e colegas de profissão e manifesta as condolências pela partida desse profissional exemplar e pessoa tão querida.