É com profundo pesar que a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) comunica o falecimento do delegado aposentado da Polícia Civil e ex superintendente de Inteligência de Segurança Pública da Sejusp, Luiz Sérgio da Silva, ocorrido nesta quarta-feira (24), em Curitiba (PR), em decorrência de complicações do Covid-19.
Natural de Peabiru (PR), Luiz Sérgio tinha 55 anos. Formado em direito, ele ingressou na carreira policial como investigador da Polícia Civil do Paraná, em 1990 e, em abril de 2000 foi nomeado delegado da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, tendo como primeira lotação o antigo Núcleo de Planejamento de Operações e Informações (NPOI).
Durante a carreira atuou como delegado na Corregedoria-Geral da Polícia Civil, no Departamento de Inteligência Policial (DIP) da Polícia Civil, Assessoria de Telemática da Delegacia-Geral da Polícia Civil, como gestor e coordenador da Delegacia-Geral da Polícia Civil, como coordenador de Inteligência e de Operações e como superintendente de Inteligência de Segurança Pública da Sejusp. E, foi ainda professor de diversas disciplinas na Academia de Polícia Civil Delegado Júlio César da Fonte Nogueira (Acadepol/MS).
Luiz Sérgio integrou a Comissão de Estudos que apresentou propostas de alteração da Lei nº 9337/97 que instituiu o Sistema nacional de Armas (SINARM) e representou Mato Grosso do Sul no Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e Sobre Drogas (SINESP).
Por sua atuação profissional foi condecorado comas medalhas Mérito Policial e Tempo de Serviço da Polícia Civil, Medalha Tiradentes da Polícia Militar e Medalha Águia da Fronteira, outorgada pelo Departamento de Operações de Fronteira (DOF). O delegado foi ainda agraciado com o título de Cidadão Sul-Mato-Grossense e com a Comenda do Mérito Legislativo, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Ele se aposentou em maio de 2017.
Luiz Sérgio era casado com a perita criminal Lia Maria Mujol e deixa uma filha, Elisa. O pai do delegado faleceu este mês, também em decorrência das complicações do Covid-19, a mãe e a irmã dele estão internadas no Paraná por conta da doença. A esposa, que também foi contaminada pelo Coronavírus, está em recuperação.
De luto, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, em nome de todos os servidores manifesta sentimentos de pesar e condolências aos familiares, amigos e colegas de trabalho do delegado Luiz Sérgio e, pede orações pela breve recuperação de todos os contaminados pela Covid-19.