Campo Grande (MS) – Dia 21 de setembro é o dia Internacional da Árvore e a Polícia Militar Ambiental (PMA), por meio do Projeto Florestinha, está realizando diversas atividades de Educação Ambiental em Campo Grande e em três cidades do interior do Estado, São Gabriel do Oeste, Rio Verde de Mato Grosso e Ladário. As ações que tiveram início no dia 14 e seguem até o dia 27 de setembro, já contou com a participação 1.452 alunos da rede Municipal, Estadual e Privada de Ensino.
Os trabalhos de Educação Ambiental começaram pela cidade de São Gabriel do Oeste, em parceria com a Prefeitura Municipal, com uma equipe do Projeto Florestinha da Capital, que atendeu 1.100 alunos de várias escolas. Na cidade foram executadas atividades em forma de oficinas didáticas com as seguintes temáticas: Plantio de Mudas Nativas, com palestras sobre a importância da vegetação, problemas relativos aos desmatamentos, erosões, assoreamento, degradação de fauna, etc. (100 mudas serão plantadas). Reciclagem de papel, com palestra sobre a importância da reciclagem, do consumo consciente e os problemas relacionados aos resíduos sólidos.
Além da visitação ao museu de animais e peixes taxidermizados (empalhados), com palestra sobre a importância da fauna, bem como os problemas que a afetam, como caça, atropelamentos de animais silvestres, tráfico, manutenção de animais silvestres em cativeiro, pesca, etc. Apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, como: águas, desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos. Casa da Energia, com palestra sobre economia de energia, matriz energética, impactos ambientais e fontes renováveis.
Além das oficinas na Capital também foram realizadas trilhas ecológicas. Nelas as crianças do Projeto Florestinha farão passeio com alunos, discutindo a importância da vegetação, bem como discutindo os problemas relativos ao desmatamento desregrado, visto que toda a área do parque era constituída por processos erosivos.
O Comando da PMA considera extremamente proveitoso o trabalho de Educação Ambiental, haja vista, toda a movimentação da população em defesa das questões ambientais. O Comando acredita que, só por meio desse trabalho, com crianças e adolescentes, as infrações e crimes ambientais diminuirão e, as decisões deles, que no futuro estarão no comando das ações no País, com certeza, serão mais planejadas do que estão sendo agora.
“Só por meio da Educação Ambiental as infrações e crimes ambientais diminuirão. A repressão sempre será necessária em virtude da ganância humana, mas com este trabalho, a necessidade de reprimir será sempre menor e consequentemente a geração atual e futura desfrutará de um meio ambiente equilibrado e consequentemente melhor qualidade de vida”, destacou o comando.
TRABALHOS DESSA SEMANA (19 A 23)
RIO VERDE DE MATO GROSSO (MS) – Uma equipe da Unidade do Projeto Florestinha, que funciona no Parque Estadual Matas do Segredo, na Capital realizou Educação Ambiental, com a mesma metodologia de oficinas supracitadas, em escolas públicas e privadas da cidade de Rio Verde de Mato Grosso, e atendeu 643 alunos. As crinaças também realizaram o plantio de mudas nativas.
CAPITAL (PROJETO FLORESTINHA – UNIDADE DO PARQUE ESTADUAL MATAS DO SEGREDO)
Na Capital, todas às manhãs, entre 8h e às 10h50, com a mesma metodologia de oficinas didáticas, na sede da Unidade do Projeto Florestinha no Parque Estadual Matas do Segredo, foram realizadas as atividades de Educação Ambiental para 729 alunos das redes Municipal, Estadual e Privada da Capital.
EVENTO NA CAPITAL (21) – No dia 21 de setembro, dia da árvore, uma equipe do Projeto Florestinha da Matas do Segredo instalou um estande de Educação Ambiental, durante o Fórum Competitividade, Produtividade e Inovação, promovido pela Câmara Americana de Comércio, evento que contará com a participação de 280 executivos (C.E.O) do Brasil e do exterior, no Golden Glass, à avenida Mato Grosso.
CAPITAL – PROGRAMAÇÃO – CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL FLORESTINHA (CEA/FLORESTINHA)
De segunda-feira (19) a sexta-feira (23), equipes do Projeto Florestinha receberam aproximadamente 200 alunos de escolas da Capital, no Parque Cônsul Assaf Trad, seguindo o mesmo modelo de oficinas citadas. Durante as atividades na semana foram plantadas 200 mudas nativas no Parque. Durante o plantio foram realizadas palestras pelos Florestinhas para as crianças, com discussões sobre a importância da vegetação, problemas relativos aos desmatamentos, tais como: erosões, assoreamento, degradação de fauna, etc.
CONTINUAÇÃO DAS ATIVIDADES NO MÊS DA ÁRVORE
PROJETO FLORESTINHA EM LADÁRIO– Amanhã sábado (24), uma equipe da Unidade do Projeto Florestinha, que funciona no Parque Cônsul Assaf Trad, na Capital, executa trabalhos de Educação Ambiental, com a mesma metodologia de oficinas didáticas supracitadas, na cidade de Corumbá, em um evento que ocorrerá na Unidade de Conservação – APA da Baía Negra, na zona rural de Ladário. As atividades envolverão 150 alunos e aproximadamente 350 pessoas da população, ambientalistas, ONGs e da Fundação Municipal de Meio Ambiente e Turismo da cidade.
LIMPEZA DA LAGOA ITATIAIA – SEGUNDA, DIA 26 (CAPITAL)
O Projeto Florestinha e a PMA participam da limpeza da Lagoa Itatiaia, em parceria com a SEMADUR. Será utilizada uma embarcação da PMA para a limpeza interna da lagoa.
ESCOLAS (CAPITAL) – Durante a semana que vem, equipes das duas Unidades do Projeto Florestinha continuarão recebendo alunos da Capital, em continuidade aos trabalhos de Educação Ambienta.