Jateí (MS) – A realização da campanha Outubro Rosa, contra o câncer de mama, também nas unidades penais femininas de Mato Grosso do Sul é uma forma de conscientizar e levar às mulheres em situação de prisão ações que as ensine a se conhecer melhor, fazendo o autoexame e enfatizando que a prevenção faz a diferença.
Nesse sentido, na última quinta-feira (27), internas do Estabelecimento Penal Luiz Pereira da Silva, em Jateí, participaram de várias atividades alusivas, entre elas palestras, exercícios físicos e sorteios de brindes, através de uma ação conjunta entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a Secretaria Municipal de Saúde.
A palestra foi ministrada pela enfermeira Solange Paes, com o auxílio da técnica de enfermagem Aparecida Diniz. O educador físico Paulo Augusto Malaquias também realizou várias atividades físicas com as custodiadas, com foco em exercícios que podem ser realizados até mesmo dentro das celas.
Segundo a diretora do estabelecimento prisional, Maria Lúcia de Souza, a atividade realizada reflete “o espírito de trabalho realizado pela equipe da unidade penal, que é de apoio a reinserção na sociedade, valorização da autoestima e o cuidado com a vida humana”.
A diretora destaca ainda que, na área da saúde, as internas recebem atendimento regular de um médico e acompanhamento da técnica de enfermagem. Conforme ela, todas as detentas também são avaliadas e fazem o exame do câncer do colo do útero já na triagem, o que preconiza a detecção de feridas e nódulos.
Keila Oliveira