Mato Grosso do Sul passará a contar em breve com um moderno Centro Integrado de Comando e Controle, que está em fase final de implantação no Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), em Campo Grande.
Com investimentos de R$ 3,5 milhões, além de integrar Mato Grosso do Sul com o Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICC-N), em Brasília, a estrutura será utilizada para o desenvolvimento de atividades de apoio operacional e técnico, dando suporte ao policiamento preventivo.
Nesta terça-feira (11), acompanhado das equipes de Engenharia e Projetos e de Informática e Tecnologia da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, o titular da pasta, Antonio Carlos Videira e o adjunto, coronel Ary Carlos Barbosa, visitaram as obras do CICC que estão em fase final de acabamento, nesta terça-feira (11).
“Nós estamos tirando do papel e trazendo para a realidade a ideia de integrar todas as unidades de segurança em um ambiente de alta complexidade, que além do atendimento de ocorrências e monitoramento, proporcione o apoio operacional e técnico necessário às operações de alta complexidade, bem como ao policiamento preventivo”, garantiu o secretário durante a visita.
Conforme o diretor do CIOPS, delegado Marcos Takeshita, da nova estrutura que inclui salas de comando e controle, de gerenciamento de crises, de treinamento, apoio administrativo e de diretores, será possível comandar operações não só na capital, mas em todos os municípios do estado. “O CICC também irá possibilitar integrar Mato Grosso do Sul com as operações de nível nacional”, explica.
As obras do CICC tiveram início no mês de fevereiro e a previsão do Governo do Estado é inaugurar o no Centro já nas próximas semanas. Os investimentos são do Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça, com contrapartida do Governo de Mato Grosso do Sul.
Acompanharam a visita as instalações do CICC, em Campo Grande, o Delegado-Geral da Polícia Civil, Adriano Garcia Geraldo, o coordenador de Engenharia e Projetos da Sejusp, arquiteto Fábio Alex, a coordenadora de Informática e Tecnologia, Rosângela Carneiro e o diretor do CIOPS, delegado Marcos Takeshita.
Fotos: Saul Schramm