Brasília (DF) – No último sábado (19), foi realizada em Brasília a reunião promovida pela “Coordenação Geral da Central de Atendimento à Mulher ligue 180” reunindo os representantes de cada Estado. Mato Grosso do Sul foi representado pelo Investigador Jacimar Oliveira da Silva, que falou em nome do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Sílvio Maluf.
Na ocasião, foram discutidas as formas de modernização do fluxo de dados das denúncias advindas do DISQUE 180, buscando um novo formato de hieraquização do ponto focal do recebimentos da denúncias nos Estados, a padronização de normas e procedimentos e a cooperação mútua da Secretaria de Política para as Mulheres em âmbito federal, os Ministérios Públicos Estaduais e as Secretarias de Segurança Pública dos Estados.
Também foram demonstrado dados, como por exemplo, as 749.024 denúncias no ano de 2015, com uma média de 62.418/mês ou 2.052/dia, ressaltando este ano que a procura aumentou em 54% com relação ao mesmo período do ano passado, demonstrando claramente que o programa está surtindo resultados acima do esperado e que a profissionalização buscando formas mais modernas de gerenciamento e controle estão se tornando imprescindíveis.
Em Mato Grosso do Sul, o disque 180 encontra-se sob a supervisão da DEAM/Campo Grande desde sua implantação, aproximando-se de 2 mil denúncias desde maio/2014, e, atualmente pela visibilidade implementada do disque denúncia, a média mensal chega ao montante de 150 denúncias/mês.
Leandro Ferreira