Para celebrar a presença viva e real de Jesus na Eucaristia, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) realiza uma vez ao mês, no auditório da pasta, a Santa Missa; reunindo servidores em um momento de Ação de Graças. Nesta quinta-feira (23.02), durante a celebração, o sacerdote também realizou a imposição das cinzas, um rito penitencial que marca o início da Quaresma e representa a fragilidade humana e o chamado à conversão interior.
A Santa Missa acontece uma vez ao mês no auditório da Sejusp e, além do ato maior que é a Eucaristia, a celebração proporciona aos servidores um momento de unidade e agradecimento. Nesta quinta-feira, o padre Alex Silva, pároco da Paróquia São Judas Tadeu, foi o celebrante da Santa Missa.
“Somos privilegiados por podermos celebrar a Eucaristia no nosso ambiente de trabalho. Muitos sacerdotes já estiveram conosco nessa caminhada, incluindo o arcebispo Dom Dimas e o arcebispo Emérito, Dom Vitório. Só temos a agradecer a cada um deles por nos concederem estar na presença viva de Jesus”, ressaltou o secretário de Justiça, Antonio Carlos Videira.
Quaresma
Na Quarta-Feira de Cinzas, celebrada ontem (22.02), a Igreja Católica deu início ao Tempo Quaresmal, período de preparação para a Pascoa e que chama os fiéis à conversão; para os católicos, 40 dias de penitência, jejum e oração.
Imposição das Cinzas
Na imposição das cinzas, rito que surgiu da tradição bíblica e foi conservado na tradição litúrgica, o celebrante sinaliza uma cruz fronte de cada fiel, dizendo a frase “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho”.
Esse ato simboliza a condição do homem pecador, que confessa sua culpa diante de Deus e exprime sua vontade de conversão interior. As cinzas são um símbolo de fragilidade e pequenez humana.
“Não pude ir à missa nesta Quarta-feira de Cinzas e queria muito ter recebido às cinzas. Fiquei extremamente feliz quando, na missa de hoje, o padre fez a imposição das cinzas”, frisou a servidora Joelma Belchior.
Luciana Brazil, Sejusp
Foto: Divulgação