Ponta Porã (MS) – Por meio da campanha “Maio Amarelo”, estabelecimentos penais de regime fechado de Ponta Porã estão promovendo diversas ações neste mês voltadas à conscientização, prevenção e direitos humanos.
Entre as atividades desenvolvidas nas duas unidades, a campanha de Imunização e orientação proporcionou vacinação antigripal aos reeducandos e reeducandas, por meio de parceria entre a Agência estadual de administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e Secretaria de Saúde do Município.
Na Unidade Penal Ricardo Brandão (UPRB), os internos participaram de uma pesquisa voltada à detecção e tratamento de Tuberculose e Hanseníase, com coleta de escarro e orientações
Já no Estabelecimento Penal Feminino de Ponta Porã (EPFPP), as internas também receberam o projeto Roda de Conversa, promovido pela Subsecretaria Estadual de Políticas para Mulheres, que leva a vários órgãos governamentais e não governamentais, informações sobre os direitos da mulher, além do debate para prevenção e combate a qualquer tipo de violência e, encaminhamento de possível denúncia. A ação no presídio contou com a participação da subsecretária Luciana Azambuja e da secretária da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres do Município, a Rose Luce Cavagna.
Outro assunto trabalhado na programação do EPFPP foi o combate à homofobia, com esclarecimentos prestados pelo coordenador do Centro de Referência de Direitos Humanos de Prevenção e Combate à Homofobia, Leonardo Bastos, e sua equipe.
Keila Oliveira – Agepen