Campo Grande (MS) – Um dos líderes de uma facção criminosa que atua em presídios de todo o país, foi preso em Ponta Porã por policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), na tarde desta segunda-feira (21), com mais de duas toneladas de maconha.
A prisão aconteceu na rua Romãzeiras, no residencial Ponta Porã I, onde equipes do DOF realizavam policiamento de recobrimento e foram avistados pelo acusado, um homem de 39 anos, que tentou fugir adentrando a uma das casas da rua. O imóvel foi vistoriado e no local os policiais encontraram uma caminhoneta cor preta, com placas de Campo Grande, carregada de maconha.
No interior da casa foram localizados também diversos outros tabletes de maconha, que somados aos da caminhoneta totalizaram mais de duas toneladas da droga. No imóvel ainda foi apreendida uma pick-up, cor vermelha, com placas de São José do Rio Preto, que muito provavelmente seria utilizado para transportar o entorpecente.
Em checagens ao Banco de Dados Único da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), os policiais do DOF localizaram um mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas, contra o acusado, que tem passagens por vários presídios do país, com a função de distribuir drogas para pelo menos 17 cidades dos estados de Goiás, São Paulo e Minas Gerais.
De acordo com o comandante do DOF, coronel Ary Carlos Barbosa, o preso na ação é ainda uma das principais lideranças de uma facção criminosa que age nos presídios de todo o país e a caminhoneta carregada com a droga em Ponta Porã, seria levada para Araraquara, no interior de São Paulo.
A droga, os veículos e o acusado foram levados para a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), onde o homem foi autuado em flagrante por tráfico de drogas.