Paranaíba (MS) – Meios de contágio, transmissão, prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis foram apresentados a internos do Estabelecimento Penal de Paranaíba (EPPar), durante palestra realizada este mês, por meio de trabalho conjunto entre os setores de Educação e de Saúde do presídio.
A apresentação foi destinada a internos que estudam, que deverão atuar como multiplicadores de informações junto ao restante da massa carcerária local.
Proferida pelo enfermeiro Rodrigo Garcia Queiroz, a palestra reforçou a necessidade da prevenção com o uso de preservativo e cuidado no momento da escolha de parceiros, desmistificando também algumas ideias sobre a contaminação destas doenças.
Para o diretor do EPPar, José Carlos Marques, o envolvimento de todos na luta contra a disseminação das doenças sexualmente transmissíveis é de extrema importância, principalmente dentro das unidades penais. “Por isso, caso outros profissionais queiram contribuir, a unidade estará de portas abertas, visando sempre a melhoria da qualidade no tratamento penal”, afirmou.
Na opinião do diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Ailton Stropa Garcia, “ações como esta são essenciais para amenizar preconceitos e colaborar com o combate às DSTs, preservando, assim, a saúde e dignidade da população carcerária que tanto necessita de orientação e políticas públicas de qualidade”.
Keila Oliveira – Agepen