Aconteceu nesta quarta-feira (7), no auditório da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, em São Paulo, uma reunião entre integrantes da segurança pública do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Minas Gerais, para discutir ações integradas nas divisas dos estados. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também participou do encontro.
A ideia é fortalecer a integração entre os órgãos de segurança dos quatro estados, com ações conjuntas e simultâneas nas cidades limítrofes das regiões de divisas, com forte aparato estatal para enfrentamento ao crime organizado e repressão aos crimes transfronteiriços, como o tráfico de drogas, de armas e munições, contrabando e descaminho, por exemplo.
Durante a reunião, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública Adjunto, coronel Ary Carlos Barbosa falou sobre as ações que as forças de segurança do Mato Grosso do Sul vêm realizando, com resultados expressivos mesmo no período de pandemia. De janeiro a setembro, por exemplo, as polícias do Estado já apreenderam mais de 600 toneladas de drogas e quase 540 mil pacotes de cigarros – aumento superior a 97% se comparado com o mesmo período do ano passado.
“Em Mato Grosso do Sul, o Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas vem realizando constantemente ações e operações integradas nos 4 polos dos 44 municípios da faixa de fronteira e também nas regiões de divisas, onde no ano de 2019 aconteceram várias operações conjuntas com os estados de Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais mas faltava preencher essa lacuna de operações integradas nas divisas com o Estado de São Paulo e Paraná, o que demonstra a importância deste evento em São José do Rio Preto”, disse o secretário Adjunto.
Acompanharam Ary Carlos Barbosa na reunião em São José do Rio Preto, o diretor do Departamento de Operações de Fronteira, coronel Wagner Ferreira da Silva, o diretor executivo do GGI-FRON-DIV, coronel Edmilson Ribeiro e o adjunto coronel Alexandre Rosa Ferreira, o chefe do Estado Maior da Polícia Militar, coronel Nivaldo Pádua de Melo, o coordenador do Departamento de Polícia do Interior da Polícia Civil, delegado Rodrigo Yassaka e o Delegado Regional da Polícia Civil de Três Lagoas, Rogério Fernando Makert Faria.
Quem representou a PRF na reunião foi o superintendente de São Paulo, Marcos Prado.
Conforme o adjunto da Sejusp, a participação de autoridades é fundamental para a efetivação de futuras operações, as quais acredita que trarão benefícios importantes para a população no aumento da sensação de segurança pública.