A integração e convergência entre os órgãos envolvidos nas ações destinadas ao trânsito foram o tema central dos discursos das autoridades que estiveram presentes, na manhã desta segunda-feira (27.02), na abertura do Ciclo de Palestras Sobre Legislação de Trânsito e Procedimentos Recursais 2023 e Oficina Sobre Projetos de Educação para o Trânsito em Mato Grosso do Sul, realizado pelo Cetran (Conselho Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), órgão colegiado da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).
Seja de forma ampla, com ações de grande vulto, ou em um formato mais direcionado, como palestras e oficinas, a intenção das autoridades é fomentar e garantir a participação de todos, unificando os objetivos e destacando a vida como foco principal.
Para o vice-governador, José Carlos Barbosa, Barbosinha, as palestras e discussões são instrumentos que contribuem com o aprimoramento e aperfeiçoamento das ações do Governo do Estado na busca por um trânsito mais seguro para a população.
“Cada representante dos municípios será um multiplicador importante dos ensinamentos repassados aqui. O Governo do Estado se mostra parceiro à qualificação dos nossos profissionais e com isso enfatiza nossa preocupação com a vida dos cidadãos e cidadãs sul-mato-grossenses. Quando temos ações eficientes temos um trânsito mais seguro nas vias urbanas e rurais”, disse.
Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, os desafios no trânsito são diversos e ressaltou os motociclistas como uns dos principais gargalos, em especial após a pandemia.
“Com a pandemia tivemos uma fomentação das entregas deliveries. Então, hoje, compramos qualquer coisa no mundo todo e a entrega é feita principalmente por motociclistas. Eles precisam e merecem atenção especial porque, além de prestadores de serviço, são pessoas que estão vulneráveis no trânsito. As lesões que eles sofrem em acidentes demandam grandes gastos para saúde e o impacto é muito grande. Então quando se tem segurança para os usuários das vias, especialmente para esses operadores, temos uma redução de custos, mas não só na área do trânsito, mas na saúde. É um projeto que envolve a segurança pública, transito, a saúde a educação”, frisou o secretário.
Ciclo de Palestras
O evento foi realizado na Acadepol, em Campo Grande, e contou com representantes do sistema de trânsito dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, visando capacitar, orientar e atualizar os diversos envolvidos na temática sobre a legislação de trânsito, o novo Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito, além de dar conhecimento às ações, programas e projetos do Cetran.
Com as alterações do Código de Trânsito Brasileiro- Lei 9.503/97 e a aprovação do Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito, se faz necessário atualizar profissionais dos órgãos executivos de trânsito para que atuem de forma correta e transparente.
Durante o evento, foi realizado o lançamento do edital do Prêmio Cetran de Educação e Segurança no Trânsito, que tem como tema “No Trânsito, Escolha a Vida”. O objetivo é motivar discussões e produções de trabalhos, elaboração e a aplicação de projetos, programas, atividades e produções que promovam um trânsito mais seguro no Estado de Mato Grosso do Sul.
O concurso visa premiar os trabalhos que promovam a compreensão e a sensibilidade dos cidadãos para uma mudança de comportamento, debater a importância da educação e da segurança no trânsito, destacando os valores que são essenciais à vida, à ética e à cidadania.
O Prêmio Cetran tem enfoque nos dispositivos legais que tratam da mobilidade no trânsito urbano ou rural, como pedestre, ciclista, veículo automotor e acessibilidade para todos, apresentando intervenções aplicadas sobre o respectivo assunto.
Luciana Brazil, Sejusp
Foto: João Garrigó