Campo Grande (MS) – A Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), realizará, entre os dias 25 de outubro e 5 de dezembro, o curso a distância sobreIntrodução à Libras – língua brasileira de sinais. As aulas são destinadas a servidores públicos e aos cidadãos em geral. O período de inscrições segue até 20 de outubro, no endereço http://www.enap.gov.br/web/pt-br/a-distancia.
Os objetivos da aprendizagem são: conhecer os elementos oriundos da Libras, como alfabeto manual e expressão facial; conhecer fontes para que se possa pesquisar sobre surdez e suas especificidades; conhecer as necessidades das pessoas surdas, considerando sua Identidade e a Cultura Surda; compreender ideias veiculadas em Libras; refletir sobre a potencialidade visual da pessoa surda; perceber a pessoa surda como diferente da ouvinte, e não inferior; refletir sobre a Libras em situações práticas e sobre seus elementos intrínsecos; e reconhecer que a Língua Portuguesa e a Libras são duas línguas diferentes e independentes.
A capacitação terá carga horária de 60 horas e utilizará na plataforma Moodle, disponível na Escola Virtual Enap, tanto para apresentação do conteúdo quanto para cumprimento e gerenciamento das atividades avaliativas.
O curso é formado por vídeo-aulas e não disponibilizará tutoria. Nesse sentido, o participante é responsável por seu próprio aprendizado, desenvolvendo-o de maneira autônoma e automotivacional, e deverá estar atento para a organização e a gestão do tempo, definindo seu ritmo de estudos.
Ministério da Justiça e Cidadania