Campo Grande (MS) – Durante os próximos quatro meses, 44 agentes de segurança, sendo 34 da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) e 10 representantes de instituições militares de outros estados (Acre, Amazona, Amapá, Goiás, Mato Grosso, Maranhão, Santa Catarina, e Tocantins), além de policiais rodoviários federais, participarão do I Curso de Operações Especiais (COEsp), que pretende qualificar os participantes para lidar com situações críticas, dentre aquelas roubos na modalidade “novo cangaço” e ocorrências com reféns localizados. A cerimônia de abertura do curso foi realizada na manhã desta segunda-feira (7), no auditório do Tribunal de Contas, na Capital.
O treinamento que conta com uma carga horária de 1.047 horas, será dividido em quatro fases: Rústica, Policial, Técnica e Operações. As principais disciplinas abordadas serão sobrevivência em selva, operações em altura, operações helitransportadas, mergulho policial, segurança de autoridades, contra-terrorismo, patrulhamento de alto risco, patrulhamento em ambiente rural, explosivismo, atirador policial de precisão e assalto tático.
De acordo com o comandante do Batalhão de Operações Especiais do Bope, tenente-coronel Wagner Ferreira da Silva, a realização desse curso pela primeira vez no Estado representa a valorização dos poliais. “Está sendo uma grande conquista, pois até hoje os nossos policiais eram treinados em outros estados, fazendo com que o ritmo de formação fosse pequeno, pois gerava custos para o governo e também para o próprio policial. Para se ter uma ideia em 17 anos nós formamos apenas 37 policiais, ou seja, um pouco mais de dois por ano. Com esse curso acontecendo no nosso Estado esperamos agora formar uma quantidade elevada de homens, para suprir a questão de efetivo, quanto a de especialidade que exige do policial militar um preparo para lidar com situações críticas”, desatacou o comandante.
Para o subcomandante da PMMS, a realização do curso representa muito mais que a qualificação dos militares. “Significa o compromisso do governo do Estado com a população. O governo está investindo em segurança pública e na capacitação dos seus agentes. O objetivo é melhorar o serviço prestado à sociedade”, ressaltou.
O secretário adjunto da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública. Delegado Antonio Carlos Videira, que durante a solenidade representou o secretário José Carlos Barbosa, deu boas vindas aos policiais que participarão do COEsp nestes quatro meses. “Esse curso é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional, por isso aproveitem cada segundo. Tenho certeza que no final muitos estarão mais magros, mais estarão robustecidos na força, na fé e na mente, características que são indispensáveis para um caveira”, falou o secretário adjunto.
A aula inaugural teve como palestrante o comandante-geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel José Frederico Gomes Pereira, que é especialista em Operações Especiais e Operações na Selva.