Ponta Porã (MS) – Uma horta instalada no Estabelecimento Penal de Regimes Semiaberto e Aberto de Ponta Porã (EPRSAA-PP) está ajudando a abastecer entidades filantrópicas da cidade, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), creches e asilo.
Além de contribuir diretamente com as pessoas carentes do município, a iniciativa está servindo para a proporcionar ocupação produtiva e reinserção social aos custodiados. Os alimentos também ajudam a reforçar as refeições servidas aos detentos.
O cultivo teve início há cerca de dois meses e ocupa mão de obra de 10 reeducandos. No local são plantadas diversidades de hortaliças e verduras, entre elas alface, rúcula, salsinha e cebolinha.
De acordo com o diretor do EPRSAA-PP, José Hilton Lacerda, os materiais necessários para a realização das atividades e suporte da plantação são doados pela Pastoral Carcerária local.
O diretor destaca que a concretização desse projeto é mais uma conquista que foi possível após o estabelecimento prisional ser transferido para um novo prédio, em janeiro deste ano. No local, anteriormente, funcionava a unidade semiaberta feminina e, após obras de reestruturação, passou a abrigar o presídio semiaberto masculino.
O novo prédio do EPRSAA-PP também possui espaço destinado à instalação de oficinas de trabalho, possibilitando que os internos exerçam trabalho remunerado no próprio presídio por meio de convênios com empresas. “Estamos buscando parcerias com empresários, no sentido de ‘empregar’ muitos deles aqui mesmo”, finaliza Lacerda.
Keila Oliveira – Agepen