Dourados (MS) – Na noite dessa segunda-feira (19), agentes penitenciários de plantão na Penitenciária Estadual de Dourados (PED) flagraram o momento em que um homem arremessou um pacote contendo 21 celulares e oito carregadores nos fundos do Raio 3 do presídio. A ação também foi observada por policiais militares que faziam a vigilância das muralhas, que imediatamente deram voz de prisão ao criminoso.
O homem, identificado como Lauzimar Santiago, foi encaminhado à delegacia de Polícia Civil para registro de ocorrência e sanções cabíveis; ele confessou que essa não foi a primeira vez que praticou esse tipo de ilícito. A direção da PED agora apura para quem os equipamentos eram destinados, já que o depoimento de Lauzimar não foi conclusivo.
Para o diretor da penitenciária, José Nelson Amaral de Oliveira, o grande volume de celulares arremessados – tática arriscada para os criminosos, já que é menor a garantia que os equipamentos cheguem ao seu destino final – acaba sendo um sinal positivo, pois indica que outros métodos de introdução de materiais proibidos também não estão obtendo sucesso na unidade prisional.
O diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Ailton Stropa Garcia, também destaca a eficiência dos agentes penitenciários e policiais militares, no sentido de coibir a entrada de celulares, drogas etc. Segundo ele, além desse esforço inicial, os profissionais da Agepen também se empenham na realização de operações pentes-finos e em revistas pontuais rotineiras para retirar da posse de detentos todo o tipo de ilícito.