Campo Grande (MS) – Representando o governador Reinaldo Azambuja, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Sílvio Maluf, participou nesta quinta-feira (22), na Base Aérea de Campo Grande, da cerimônia militar em comemoração ao Dia do Aviador.
Para celebrar os profissionais que assim como Santos Dumont, considerado o pai da aviação, se arriscam nos céus para transportar passageiros ou mercadorias, a Base Aérea de Campo Grane realizou entregas do título Membro Honorário da Força Aérea Brasileira e título honorífico de Amigo da Base Aérea de Campo Grande.
Entre os integrantes da segurança pública de Mato Grosso do Sul, foram homenageados o comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, coronel Esli Ricardo de Lima e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Deusdete Souza Oliveira Filho, representado na solenidade pelo coronel Carlos Hudmax Ortiz.
Também receberam o título honorífico de Amigo da Base Aérea de Campo Grande, o Comandante Militar do Oeste, general Paulo Humberto César de Oliveira, o chefe do Centro de Operações do Comando Militar do Oeste, Carlos Sérgio Câmara Saú, o presidente da Federação da Indústria de Mato Grosso do Sul, Sérgio Longen, o coordenador da Comissão de Bovinocultura de Corte, José Lemos Monteiro, entre outras autoridades civis e militares.
“É uma homenagem simples e direta, como são as coisas de um soldado, como é a vida militar, em reconhecimento à doação pessoal e camaradagem daqueles que acreditam no trabalho da Base Aérea de Campo Grande”, disse o coronel Potiguara Vieira Campos, comandante da Base Aérea de Campo Grande.
Origem do Dia do Aviador
No dia 23 de Outubro de 1906, o brasileiro Alberto Santos Dumont, ao decolar a bordo do 14-Bis que ele criou, torna-se o primeiro ser humano a voar! O primeiro voo de Dumont aconteceu no Campo Bagatelle, na França, e ficou registrado como o inicio de uma grande revolução nos meios de transporte na Terra: o avião.
A Lei nº 218, de 4 de Julho de 1936, decreta o dia 23 de Outubro como Dia do Aviador no Brasil, em homenagem ao primeiro voo feito na história e graças a um brasileiro.