Nesta segunda-feira, o governador Reinaldo Azambuja inaugurou a construção do prédio da Escola Cívico-Militar Prof. Alberto Elpídio Ferreira Dias (Professor Tito). O prédio era uma obra inacabada que entrou no Programa das Escolas Cívico-Militares (Pecim), do Governo Federal, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, e vai atender 404 alunos.
A unidade foi construída com R$ 4,4 milhões e possui 14 salas de aula e quadra de esportes coberta com arquibancada, totalizando 3,6 mil m² de área construída. A unidade ainda tem biblioteca, cantinho da leitura, sala de informática, cantina, despensa, área de descanso, espaço de múltiplo uso e um palco, além de toda estrutura administrativa e banheiros, todos com acessibilidade.
Acompanharam o governador no acolhimento de volta às aulas a secretária estadual de Educação, Maria Cecília Amendola da Motta, e o adjunto da pasta, Édio Rezende; o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira e o Adjunto da pasta, coronel Ary Carlos Barbosa; o diretor-presidente da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Marcelo Miranda; e os comandantes do Corpo de Bombeiros, coronel Hugo Djan, e da Polícia Militar, coronel Marcos Paulo Gimenez.
Sobre a Escola Cívico-Militar
A escola iniciou suas atividades em 2020, com oferta das modalidades do Ensino Fundamental II (Anos Finais) e Ensino Médio. A unidade escolar também faz parte do Programa Escola da Autoria, com a oferta do Ensino em Tempo Integral.
A Prof. Tito aderiu ao do Programa das Escolas Cívico-Militares (Pecim) criado pelo governo federal em 5 de setembro de 2019, conforme manifestação de interesse junto ao MEC, pelo Governo do Estado, tendo como parceiros os militares do Comando dos Bombeiros Estadual (CBMMS). Vale salientar que a parceria já existia antes mesmo da manifestação de adesão ao programa, ainda durante a construção da escola.
Em 2 de março de 2020, a escola recebeu os estudantes para o início das aulas, com orientações de ordem unida, canto ao hino nacional e hasteamento da bandeira. Os estudantes puderam frequentar as aulas presenciais por apenas duas semanas, considerando a suspensão das aulas, devido ao início do período de suspensão das atividades presenciais.
Desde então, toda a gestão escolar, juntamente com o apoio dos militares do Corpo de Bombeiros, não mediu esforços para realizar a busca ativa, visita às residências dos alunos, entrega e recebimento de atividades pedagógicas complementares, entrega de kit merenda, bem como reuniões online com pais/responsáveis.
A Prof. Tito, tem desenvolvido vários projetos junto aos estudantes, mesmo que os estejam ausentes no ambiente escolar, mas permanecem na preocupação dos profissionais da escola em ofertar um ensino de excelência e qualidade.
Bruno Chaves, Subcom
Fotos: Chico Ribeiro