O governador Eduardo Riedel assinou um novo decreto, publicado na última sexta-feira (17.03), que traz uma conquista para as mulheres transexuais em Mato Grosso do Sul. Conforme o texto, as transexuais mulheres serão a partir de agora atendidas nas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher, o que antes era realizado nas delegacias comuns.
Com a mudança, passa a ser competência da Delegacia de Atendimento à Mulher, na Capital e no interior, “atender, registrar e apurar as infrações penais que configurem violência doméstica e familiar contra a mulher, independente de orientação sexual”.
De acordo com a delegada Ariene Murad, relatora do projeto, o novo decreto atualiza, altera, e acrescenta dispositivos ao decreto de 2006, passando ampliar o atendimento de infrações praticadas contra transexuais mulheres nas delegacias especializadas.
“O texto abraça as inovações da Lei Maria da Penha e atualiza o decreto que estava devassado. É uma grande conquista para as mulheres transexuais”, afirmou.
De acordo com o voto da delegada, estas novas atribuições no âmbito da Delegacia-Geral da Policia Civil do Estado, confere “melhores contornos de atuação, com foco na coibição e prevenção da violência doméstica familiar contra a mulher, assim entendida como qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial”.
O decreto traz ainda a inclusão do atendimento, registro e apuração de crimes de feminicidio que envolvam mulheres transexuais.
Confira na íntegra o decreto que está na página 2, do Diário Oficial de 17 de março, clique aqui
Luciana Brazil, Comunicação Sejusp
Foto: Arquivo