Campo Grande (MS) – Aumento das apreensões de drogas, crescimento no número de veículos recuperados e redução de índices criminais, principalmente aqueles cometidos contra a vida. As metas atingidas pelo Governo Estadual na área da segurança pública serão mostradas no evento Apresentação de Resultados – 1 Ano de Realizações, marcado para a próxima segunda-feira (7), no auditório Germano Barros de Souza, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, às 14h30.
Além das realizações dos primeiro ano de gestão, o governador Reinaldo Azambuja vai assinar com as 13 secretarias e a Procuradoria Geral do Estado (PGE) os contratos de gestão prevendo as metas para este ano.
Entre as mais importantes ações da segurança realizadas está o investimento em material humano que resultou na contratação de 1,6 mil homens e mulheres que ingressaram nas fileiras da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros ao longo de 2015, reforçando a segurança pública em todos os municípios de Mato Grosso do Sul.
Além disso, o Governo do Estado abriu concurso público para 438 novos servidores para a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário e autorizou a realização de certame para contratar quase 500 novos policiais civis. Dos investimentos em materiais e equipamentos vieram 12 novas viaturas táticas zero quilômetro locadas, sendo que seis delas foram para o Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque), uma das unidades mais importantes para a solução de crises e enfrentamento da criminalidade, que no início do Governo não tinha um veículo sequer para atender ocorrências. Outras seis viaturas foram enviadas para o 1º Batalhão da Polícia Militar, reforçando o policiamento ostensivo e preventivo na cidade.
Na rua Bom Pastor, onde está localizado o maior polo gastronômico de Campo Grande, o Governo do Estado reativou o Posto Policial que estava fechado há anos, onde foi instalado o Grupo Especializado de Apoio com Motocicletas, o Gecam, da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar, que recebeu efetivo e 25 motocicletas, para reforçar a segurança na região do Bandeira, que abrange os bairros Vilas Boas Rita Vieira, Itamacá e Tiradantes, por exemplo, diminuindo o tempo resposta às ocorrências policiais.
Para a fronteira o Governo do Estado enviou 12 novas motos, adquiridas por meio de convênio com o Governo Federal, via Ministério da Justiça, para reforçar o policiamento nas aldeias, reduzir a criminalidade e vulnerabilidade social das comunidades indígenas de Dourados e Caarapó, com o desenvolvimento de ações de prevenção dos crimes contra a vida e o patrimônio.
O Governo do Estado priorizou também o sistema prisional e está construindo no Complexo da Gameleira em Campo Grande, três novas unidades penais. Com investimentos de mais de R$ 52 milhões em recursos federais, por meio do Ministério da Justiça, com contrapartida do Governo do Estado, os dois presídios masculinos e um feminino com capacidade para 1.603 novas vagas, irão desafogar o sistema prisional do Estado. A previsão é que a primeira unidade seja entregue já este ano.
Resultados
Os investimentos em pessoal, equipamentos e obras para a segurança pública refletem em resultados positivos para a população. O mais expressivo deles é da grande quantidade de drogas tiradas de circulação pelas polícias, que deixou de chegar às ruas, preservando famílias e vidas. Ao longo de 2015 foram apreendidas em todo o Estado mais de 276 toneladas de drogas, quantidade 24,8% maior que no ano de 2014. Em comparação com os últimos 5 anos, o crescimento de apreensões foi de 426,2%.
Armas também foram apreendidas, reduzindo a utilização para a prática de roubos e homicídios, preservando o patrimônio e salvando pessoas. Ao todo as polícias de Mato Grosso do Sul tiraram de circulação em 2015 1.059 armas, um crescimento superior a 13% em comparação com o ano anterior, quando foram apreendidas 935 armas.
Cresceram em 8,6% as recuperações de veículos tomados em assaltos e furtados por criminosos, que normalmente usam carros e motos como moeda para a compra de drogas nos países vizinhos. Em 2015 2.739 veículos foram apreendidos em Mato Grosso do Sul e devolvidos aos seus proprietários, contra 2.521 recuperados ao longo de 2014.
Equipadas, mais qualificadas e eficientes as polícias fizeram 20,5% a mais de prisões no ano passado, tirando de circulação 13.385 criminosos e recapturou 19,4% a mais de foragidos da justiça, levando para trás das grades 5.891 pessoas que cometeram crimes e estavam impunes e autuou em procedimentos de atos infracionais 1.235 adolescentes em conflitos com as leis, o que representa um aumento de quase 50% nas apreensões de menores.
Com redução de -8,1% nos homicídios dolosos, quando há intenção de matar, de -15,7% das mortes no trânsito, -17,5% de latrocínios, que são os roubos seguidos de morte, -50% nos crimes de lesão corporal e redução de -14,4% nos roubos de veículos e -14,6% de assaltos à estabelecimentos comerciais, Mato Grosso do Sul está melhor para se viver, o que mostra que o Governo do Estado está no caminho certo priorizando as pessoas.
Joelma Belchior – Sejusp