Campo Grande (MS) – Cerca de 30 pessoas foram presas em Mato Grosso do Sul por roubar ou furtar cabeças de gado no primeiro semestre de 2015. Para combater esse crime comum em regiões produtoras, o governador Reinaldo Azambuja inaugurou nesta quinta-feira (16) o Posto de Atendimento da Seção de Repressão a Crimes de Abigeato (furto/roubo de gado e semoventes) da Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco e Resgate a Assaltos e Sequestros (Garras).
A nova sede da unidade policial fica dentro da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande. O local tem canais de comunicação com delegacias e sindicatos rurais dos 79 municípios do Estado.
Segundo o governador, a seção de abigeato do Garras fortalece as estruturas da Polícia Civil. “Proporciona uma relação mais próxima do produtor, principalmente na prevenção. Criamos dentro da Acrissul uma delegacia de abigeato para combater ostensivamente o roubo de gado”, afirmou.
Implantada por meio de parceria entre a Delegacia Geral de Polícia Civil e a Acrissul, a seção de abigeato do Garras começou a atender com a nova estrutura nesta quinta-feira. A sala de trabalho foi reformada pela Acrissul, que ainda instalou todos os equipamentos – computadores, internet, telefone e móveis – para viabilizar o funcionamento do posto policial.
Quatro policiais civis e um delegado atuarão na unidade com repressão e prevenção ao crime. A equipe ficará a disposição dos produtores rurais, o qye permite um intercâmbio de informações e maior agilidade nas investigações dos crimes.
O delegado-geral da Polícia Civil, Roberval Rodrigues, destacou a importância da unidade especializada em roubo e furto de gado por causa das peculiaridades do crime. “Investigar abigeato não é fácil”, disse ele. Por isso, policiais que têm familiaridade com o meio rural foram selecionados para atuar nessa seção especializada.
O chefe da unidade, delegado Fábio Peró, explicou que o tipo de crime exige investigação minuciosa. Segundo, ele aproximadamente 800 cabeças de gado foram furtadas e recuperadas pelo Garras somente nos seis primeiros meses desse ano.
Presente da inauguração, o presidente da Acrissul, Francisco Maia, agradeceu o Governo do Estado pelo trabalho realizado pela Segurança Pública com os produtores rurais. “É um crime organizado e sofisticado”, falou, antes de destacar que o governador Reinaldo Azambuja “é o primeiro governo a atender uma solicitação dos criadores de gado”.
Fotos: Jessica Barbosa