Campo Grande (MS) – A equipe do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI-FRON) realizou em Ponta Porã, nesta segunda-feira (30), uma reunião com autoridades das forças de segurança e das Forças Armadas, para discutir as estratégias de ação na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai.
De acordo com o diretor-executivo do GGI-FRON, coronel Edmilson Ribeiro, durante a reunião ficou decidido que as operações realizadas nas estradas e áreas rurais que ligam o Brasil ao Paraguai, por meio de Mato Grosso do Sul, serão estendidas também para a área urbana de Ponta Porã.
O planejamento para a realização da Operação Ágata 11, de responsabilidade do Ministério da Defesa e coordenada pelo Exército Brasileiro, também foi debatido durante a reunião. A ação prevê a atuação das forças em atribuições subsidiárias e na prevenção e repressão aos crimes na faixa de fronteira.
O Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira foi instituído pelo Decreto Federal 7.496 de 8 de junho de 2011 e faz parte da Estratégia Nacional de Fronteira (Enafron), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que visa o enfrentamento aos crimes transfronteiriços ou transnacionais.