Campo Grande (MS) – Encerram nesta sexta-feira (14) as inscrições para o I Curso de Operações Especiais do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. Ao todo são oferecidas 40 vagas, sendo 5 para oficiais, 5 para subtenentes e sargentos, 25 para cabos e soldados e 5 para policiais civis, federais e rodoviários federais.
O objetivo do curso é motivar e capacitar os policiais para atuação na atividade de Operações Especiais, atuando em situações de crise e de maior complexidade, como rebeliões em presídios, resgate de reféns, invasões de imóveis urbanos e rurais e ações em ambientes considerados hostis. Aqueles que concluírem o curso estarão aptos a atuarem nos grupos de elite das polícias.
O processo seletivo para o Curso de Operações Especiais é composto de quatro fases eliminatórias, sendo elas inscrições, inspeção de saúde, exame de habilidades físicas e o próprio curso, que será realizado terá duração de 16 semanas, começando dia 31 de outubro de 2016 e segue até o dia 3 de março de 2017.
Entre as provas o teste de aptidão física estão a subida de 6 metros em corda, sem o auxílio dos pés, corrida de 10 quilômetros em 60 minutos, 8 flexões na barra fixa com empunhadura direta, 42 abdominais de em 60 segundos, natação de 200 metros em 5 minutos, salto aquático em plataforma de 10 metros, flutuação uniformizado de 30 minutos e mergulho de 25 metros.
Os interessados tem até às 13 horas de amanhã para realizar as inscrições, sendo necessário encaminhar para a P-3/BOPE, por meio do e-mail bope@pm.ms.gov.br, ofício do superior imediato indicando o policial para o curso, cópia da carteira nacional de habilitação, requerimento de inscrição, cópia do ata do último teste de aptidão física ou certidão que comprove que o candidato está apto, certidões da Justiça Criminal comum e Federal e certidão comprobatória de não estar respondendo a processos administrativos.
Para maiores informações clique no Edital I, Edital II e Edital III ou entre em contato com o Batalhão de Operações Especiais nos telefones 67 3357-4800 ou 67 3357-4806.
Joelma Belchior – Comunicação Sejusp