Seopi pretende criar protocolos de biossegurança para o pleito que ocorre em novembro
Campo Grande (MS) – Com apoio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (SEOPI/MJMS), esteve reunida com representantes das Forças de Segurança dos estados de Mato Grosso (MT), Goiás (GO), Mato Grosso do Sul (MS) e mais o Distrito Federal (DF), além de membros do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MS) e do Comando Militar do Oeste (CMO), com objetivo de promover a integração entre os órgãos visando garantir a segurança das eleições municipais de 2020.
Em virtude da pandemia do Covid-19, a Seopi pretende criar protocolos de biossegurança para o pleito que ocorre em novembro por determinação do Congresso Nacional. O Encontro Técnico dos Pontos Focais para o Planejamento Estratégico e Execução da Operação Eleições 2020 aconteceu nesta quinta-feira (30.7), na sede da Academia da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul.
Segundo o Secretário-adjunto da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Clelcimar Santos Rabelo de Sousa, a eleição de 2020 se apresenta como uma eleição extremamente atípica em relação aos anos anteriores. “Essa pandemia não afetou somente o Mato Grosso do Sul, afetou o Brasil e o mundo como um todo. Nós estamos sentindo na pele esses impactos e isso converte em um grande desafio. A Segurança Pública faz rodar o pleito eleitoral e sem ela, os cidadãos não poderão exercer essa democracia”.
Objetivo da Seopi é montar um cronograma geral definido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública levando em consideração a particularidade de cada unidade federativa tem e para que até ao final de setembro, todos já possam ter um plano estadual para o pleito eleitoral de 2020.
“Monitoraremos esse processo de revisão e atualização para verificar se os riscos estão com os seus status de impactos mantidos ou se sofreram alguma redução considerando a pandemia. Havendo essa fala dos estados, no sentido que esse risco possa se agravar e impactar ainda mais, nós iremos trabalhar com protocolos integrados, envolvendo a União e o Estado, para tentarmos minimizar o impacto deste risco ou impedi-lo que comprometa o resultado esperado de segurança das eleições”, pontua Clelcimar.
Assim, a Secretaria veio com proposta sugestiva de atuação integrada. “Precisaremos trabalhar protocolos que serão essenciais e fundamentais para o sucesso da nossa missão, que é o de promover a segurança, em todas as áreas de interesse operacional do pleito eleitoral de 2020, em apoio aos Tribunais Regionais Eleitorais. Além de dar a população, esse direito de Democracia e Cidadania de escolher os seus governantes”, afirma o secretário-adjunto do Seopi.
Para o Diretor-Geral do Tribunal Regional Eleitoral, Hardy Waldschmidt, este é um momento de grande importância para a Justiça Eleitoral. “Nós sabemos que teremos uma eleição diferente do em razão do vírus da pandemia e estamos preocupados, adotando medidas de segurança para combater esse vírus. Para nós, queremos em primeiro lugar, garantir a saúde das pessoas. O Congresso Nacional deliberou e nós teremos eleições no dia 15 de novembro – primeiro turno e no dia 29 de novembro – segundo turno. E a realização deste encontro é muito positiva. Nós da Justiça Eleitoral, em todas as eleições, sempre fazemos reunião de alinhamento com as forças policiais que nos auxiliam sempre e essa troca de experiência vem em um momento importe para nós”.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Antonio Carlos Videira reforçou a importância da criação dos protocolos de segurança para atender ao sufrágio de 2020. “Nós teremos que observar os diversos protocolos para que nós tenhamos neste ano, uma eleição diferente e segura, garantindo o exercício pleno da Democracia. Neste sentido, precisamos estar cada vez mais integrados com este objetivo e contamos com o apoio de todos, nos colocamos a disposição da Seopi, para que nós possamos juntos com o TRE/MS, garantir o sucesso do exercício das eleições 2020”.