Campo Grande (MS) – Projeto piloto criado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Superintendência de Medidas Socioeducativas (SAS), responsável pelas Unidades Educacionais de Internação de Mato Grosso do Sul, iniciou o programa de visita virtual na Unei Dom Bosco em Campo Grande.
A ideia começou após o decreto publicado pelo Governo do Estado que suspendeu as visitas nas unidades de medidas socioeducativas, a fim de preservar os internos ao contágio do Covid-19. “A Sejusp teve a iniciativa pioneira e se adiantou até às recomendações feitas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A Unei Dom Bosco, por ser a maior, foi a escolhida para abrigar esse projeto inovador”, explica o diretor da unidade, Odenir Alves de Sousa.
Antes da implantação do sistema a Secretaria disponibilizou todos os equipamentos necessários para as visitas online, por meio de videoconferências. “A Sejusp nos enviou os equipamentos e televisores, além de um celular com conexão de internet 4G que possibilita fazermos as videochamadas”, pontua o diretor.
Atualmente a unidade conta com 39 internos e cada adolescente pode conversar com seus familiares em um local reservado por cerca de 10 minutos. “É um momento que esses internos podem receber informações dos familiares e sobretudo o que está acontecendo. É importante para a família porque acabam tendo esse contato visual com o adolescente e vendo que está bem”, comenta Odenir.
Pensando nas famílias que não tem acesso a um telefone com internet ou a um computador, uma base foi instalada na sede da Superintendência de Medidas Socioeducativas (SAS), mas até o momento não foi usada. Os encontros acontecem todas as quintas-feiras e sextas-feiras e está na terceira semana. “Foi muito positivo esse programa e bem aceita pelas famílias e os internos”, pontua o diretor.
Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Antonio Carlos Videira, a medida será ampliada para todas as demais unidades do Estado. “Esse sistema será ampliado para todas as unidades socioeducativas, para que todos possam ter contato com os seus familiares. Mantendo-os isolados, protege não somente a ele, mas como o próprio servidor público”.
Rodson Lima – Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp)
Foto: Divulgação