Policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) apreenderam na madrugada desta quinta-feira (4), em Coronel Sapucaia, um caminhão boiadeiro carregado com maconha e haxixe. A droga pesou quase 5 toneladas.
Os homens do DOF realizavam ações da Operação Hórus na MS-289, quando deram ordem de parada ao condutor de um caminhão boiadeiro, de 37 anos, que alegou ter ido a Coronel Sapucaia para transportar três cavalos. Durante vistorias ao veículo, os policiais encontraram grande quantidade de drogas escondidas sob uma camada de capim.
O motorista recebeu voz de prisão e acabou por contar que foi contratado para entregar a droga no estado de Goiás. Ele foi encaminhado junto com a droga, 4.872 toneladas de maconha, 26 quilos de Skank e 2 quilos de haxixe, para a Delegacia de Polícia Civil de Amambai, onde foi autuado em flagrante por tráfico de drogas.
Mais 3 toneladas
Também dentro das ações da Operação Hórus, o DOF apreendeu ontem (3), outras 3,4 toneladas de maconha, na MS-270, na região de Itahum, em Dourados. A droga era transportada em um caminhão, cor branca, conduzido por um homem de 43 anos.
Ao ser parado e questionado sobre a carga que transportava, o acusado disse ser água mineral que teria pego em Ponta Porã para entregar em Campo Grande.
Durante vistorias, os policiais do DOF encontraram diversos fardos de maconha, que totalizaram 3 toneladas e 443 quilos e mais 12,2 quilos de skunk. O acusado foi encaminhado junto com os entorpecentes para a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), onde foi autuado em flagrante por tráfico de drogas, sendo em seguida colocado à disposição da Justiça.
Recorde de apreensões
De 1º de janeiro a 3 de fevereiro deste ano as forças de segurança de Mato Grosso do Sul já tiraram de circulação 38,5 toneladas de drogas, o que representa um aumento de 114% em comparação com o mesmo período do ano passado. Ao longo de 2020 foram apreendidas 749,1 toneladas de drogas pelas polícias do estado.
Operação Hórus
A Operação Hórus é realizada em Mato Grosso do Sul por meio de parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, via Secretaria de Operações Integradas. A ação integra o do tripé de prioridades de combate ao crime organizado, crimes violentos e corrupção do Ministério da Justiça e Segurança Pública e tem por objetivo impedir a entrada de drogas, cigarros, armas e munições pelas fronteiras do país.