Campo Grande (MS) – O secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas (GGIFRON/DIV), coronel Edimilson de Oliveira Ribeiro, participou nesta segunda-feira (5.8), em Aquidauana, de uma reunião com diversas autoridades e representantes das forças de segurança do município, para novas tratativas estratégicas que ajudarão no desenvolvimento de futuras ações integradas na região do Pantanal, que contempla seis cidades das 44 existentes na faixa de fronteira. Durante o encontro que aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, foram apresentados levantamentos importantes que deverão subsidiar as ações contra o crime organizado e enfrentamento aos crimes transfronteiriços na região de fronteira pantaneira.
Segundo o secretário Executivo do GGIFRON/DIV, ficou definido durante a reunião que medidas serão adotadas pela segurança pública com foco na união de esforços dos três entes federativos para que atividades sejam desenvolvidas na região urbana e rural das cidades pantaneiras. “Serão planejadas a partir de agora ações de saturação, prevenção e de repressão ao crime organizado, de acordo com o decreto que instituiu o Programa de Proteção Integrada de Fronteira (PPIF)”, destacou o coronel.
O PPIF foi instituído no ano 2016, e tem como objetivo promover uma atuação integrada e coordenada de órgãos de segurança pública, inteligência, Receita Federal, Fazenda e Forças Armadas nas regiões de fronteira, envolvendo também autoridades de municípios fronteiriços e de países vizinhos. Por meio do programa o Governo Federal organiza a atuação da administração pública visando o fortalecimento das ações de preservação, controle e repressão de delitos transfronteiriços.