Campo Grande (MS) – Ação conjunta entre a Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul e a Polícia Militar Ambiental da Força Verde do Paraná, realizada no final de semana, dentro da Operação Hórus, resultou na prisão de três pescadores, de 35, 36 e 56 anos e na apreensão de 34 quilos de pescados fora da medida.
Os policiais ambientais realizavam fiscalização no rio Paraná e estradas circunvizinhas ao rio nos dois estados, quando abordaram em uma estrada no município de Loanda (PR), um veículo com uma carreta semirreboque acoplada, transportando um barco e motor de popa.
Em vistorias os policiais localizaram caixas isotérmicas com peixes de várias espécies, sendo que diversos exemplares da espécie curimbatá estavam abaixo da medida permitida pelas normas ambientais. Os homens que são moradores de Santa Cruz de Monte Castelo (PR) informaram que voltavam de uma pescaria no rio Paraná, onde haviam capturado aproximadamente 34 kg de pescado.
O pescado, o veículo, um barco, um motor de popa utilizados na pescaria ilegal foram apreendidos. Os infratores receberam voz de prisão e foram conduzidos à delegacia de Polícia Civil do município de Loanda, no Paraná, onde foram autuados em flagrante por crime ambiental de pesca predatória e pagaram fiança de R$ 1.000,00 cada um, sendo liberados na madrugada desta segunda-feira (17) para responder ao processo em liberdade.
A pena para o crime é de um a três anos de detenção. O pescado será doado para instituições filantrópicas. Eles também foram autuados administrativamente e multados em R$ 3.660,00.