Entre os automóveis estão carretas, caminhões, carros de passeios, caminhonetes, motos e até ônibus utilizados no tráfico de drogas, contrabando e descaminho
Em 2020 o número de veículos apreendidos pelo Departamento de Operações de Fronteira (DOF) chegou a marca de 787, dentre os quais: carros de passeios, caminhonetes, motos, caminhões, carretas, ônibus e bicicletas, que eram utilizados para o cometimento de crimes ligados ao tráfico de drogas, contrabando e descaminho.
No total foram apreendidos 509 carros de passeios, 49 caminhões, 37 carretas, 41 veículos utilitários, 56 caminhonetes, 64 motocicletas e um ônibus. Outro dado importante é que mais de 800 kg de drogas foram apreendidos com pessoas que trafegavam em bicicletas.
Para tentar passar pelas barreiras e abordagens os criminosos muitas vezes criam ou improvisam compartimentos ocultos na intenção de burlar as fiscalizações. De acordo com o Diretor do DOF, Coronel Wagner, a expertise dos policiais, aliada às estratégias de enfrentamento ao crime organizado na fronteira têm trazido resultados significativos.
“Descapitalizar as organizações criminosas, enfraquecendo-as, tem sido uma ferramenta importante nessa complexa tarefa, e representa uma vitória para toda sociedade brasileira, que deve enxergar nessas ações um menor financiamento para a violência”, concluiu o Coronel.
Com informações: Rogerio Fernandes