Campo Grande (MS) – A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) realizou a Operação Tiradentes III – Adsumus, que ocorreu em todos os estados da Federação e teve o objetivo de intensificar o policiamento ostensivo preventivo e repressivo, de forma a coibir à prática de crimes. A operação que teve duração de 24 horas, foi finalizada nesta quinta-feira (25.4).
As ações que aconteceram nos 79 municípios, resultaram em 4.512 pessoas abordadas, destas 87 foram presas ou apreendidas, sendo que sete eram considerados foragidos da Justiça e foram recapturados. A PM também recuperou nove veículos roubados ou furtados e 25,8 quilos de droga foram apreendidos.
Viaturas policiais realizaram blitz em diversos pontos da Capital e do interior, em áreas urbanas e rurais, com foco tanto na repressão de crimes e recuperação de veículos roubados, como atuando em questões relacionadas as fiscalizações administrativas. Para dar apoio às atuações da corporação o helicóptero Harpia – 01 realizou sobrevoos em Campo Grande, pousando em pontos estratégicos da cidade.
Para intensificar o policiamento a PMMS empregou 871 policiais militares, 215 viaturas quatro rodas e 64 viaturas duas rodas, uma aeronave e 25 embarcações.
O comandante-geral da PMMS, coronel Waldir Ribeiro Acosta, destaca que esse tipo de atuação, de alcance nacional, possibilita a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros, além disso, é um fator influenciador para o aumento da sensação de segurança para a sociedade sul-mato-grossense. Para ele, a união das polícias militares é questão determinante no efetivo combater à criminalidade e as organizações criminosas que atuam em toda a nação, não se limitando às divisas dos estados.
A data e o nome da operação foram escolhidos pelo Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Policias Militares e dos Corpos de Bombeiros do Brasil, por conta do dia 21 de abril, dia de Tiradentes.
Regiane Ribeiro com informações da Assessoria de Comunicação da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS)