Campo Grande (MS) – Em razão do dia 5 de junho, que é o dia Internacional do Meio Ambiente, a Polícia Militar Ambiental, por meio do Projeto Florestinha e parceiros, como MS-GÁS e prefeituras de vários municípios realizarão diversos trabalhos de Educação Ambiental na Semana do Meio Ambiente (entre os dias 2 e 7 de junho) e também durante todo mês em Campo Grande e no interior do Estado.
Capital Projeto Florestinha
Em Campo Grande as crianças e adolescentes das duas unidades do Projeto Florestinha desenvolverão trabalhos de Educação Ambiental para 1.100 alunos, nos períodos matutino e vespertino, nas seguintes escolas:
Dia 3 – Escola Municipal Maria Elise Correa e Escola Municipal Anchieta.
Dia 4 – Escola Municipal Meroni Mionino.
Dia 5 – Escola Estadual Joelina de Almeida Xavier.
Dia 5 – Plantio de Mudas Nativas com funcionários do COMPER, na área do Centro de Educação Ambiental Florestinha CEA/FLORESTINHA, no parque Cônsul Assaf Trad (14h30).
Dia 5 – Palestra para integrante do Rotary Club – 19h00 – No Rotary (Tenente Coronel Ednilson Queiroz).
Dia 6 – Escola Municipal Nelson de Souza Pinheiro.
Dia 7 – Instalação do estande com animais taxidermizados, com armadilhas de caça, petrechos de pesca ilegais e materiais de outros temas como recursos hídricos, energia, desmatamentos e resíduos sólidos.
Os trabalhos de Educação Ambiental são desenvolvidos no formato de oficinas temáticas. São elas:
- Reciclagem de papel, com palestra sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos.
- Visitação ao museu de animais e peixes taxidermizados e materiais utilizados em crimes ambientais(empalhados), com palestra sobre fauna, pesca, atropelamentos de animais silvestres, etc.
- Apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, como: desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos, etc.
- Ciclo da Água, com palestras sobre o ciclo, uso sustentável, poluição e escassez dos recursos hídricos.
- Casa da Energia –Trata-se de uma maquete de uma residência com todos os locais de consumo de energia (lâmpadas, chuveiros, ar condicionado, geladeira, micro-ondas etc.). Com esta oficina é realizada a discussão e informação sobre os tipos de energia e a importância ambiental de se economizar este recurso.
- Plantio de mudas nativas, com palestra sobre flora (Desmatamento, erosão de solos, controle de poluição, assoreamento), preservação, conservação e uso racional dos recursos hídricos.
Os trabalhos de Educação Ambiental da PMA são permanentes e não somente nas semanas comemorativas. Na Capital e interior são atendidos em média 15 mil alunos por ano. Em 2016 foram atendidos 21.705 alunos e, em 2018, foram atendidos 40.715 e, em 2019, 16.662 alunos.
Reportagem Assessoria de Comunicação Polícia Militar Ambiental